Festival da Lituânia apresenta o país este fim de semana

Você já teve curiosidade de conhecer a Lituânia? Então, neste fim de semana (dias 04 e 05 de maio, das 11h às 18h) você terá a oportunidade de desvendar um pouco sobre esse país sem precisar sair do Brasil. A Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo (Rua Portugal, 43, Jardim Europa) recebe o Festival da Lituânia Labas 2019. Gastronomia, danças, oficinas, exposições e artesanato prometem encantar o público que terá acesso gratuito ao evento.

Na área gastronômica do Festival da Lituânia, o público poderá  experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o  Kugelis  (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou  Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça).  Ou levar para casa delícias como: Arenque curado (peixe em conserva das regiões do Atlântico Norte e do Mar Báltico) e  Krupnikas (licor artesanal feito de mel),  além de conservas e biscoitos artesanais.

SE VAI VISITAR A LITUÂNIA FAÇA A SUA RESERVA DE HOSPEDAGEM CLICANDO AQUI!
Garanta a melhor opção e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem gratuito para os leitores.

Para quem quiser levar um pouco do país pra casa, além de exposição, haverá venda de artesanato típico. Ovos em madeira e de galinha pintados à mão, telas com paisagens da Lituânia, tecidos pintados à mão, camisetas , gravuras em xilo e metal, faixas típicas e peças em âmbar são alguns dos exemplos que o público encontrará no Festival da Lituânia Labas 2019. Haverá ainda oficinas de artesanato , dança e contação de histórias, todas gratuitas: Margučiai – tradicional técnica para decorar ovos de galinha, símbolo da Páscoa lituana; Karpiniai – arte de recortes em papel de cristais de gelo; oficinas recreativas de dança lituana seguidas de apresentações do Grupo de Folclore e Cultura Lituana “Rambynas” e do Grupo de Danças “Nemunas” e oficinas de  estórias  sobre contos lituanos.

Conhecer um pouco do país através de fotografias é a proposta do exposição do fotógrafo Marius Jovaiša, que revela a paisagem da Lituânia  e a antiga herança de seu povo. Outra exposição interessante será a de Boris Taskov, que faz um registro fotográfico dos seus encontros diários com as pessoas nas ruas da Lituânia. As duas terão acesso gratuito no Festival da Lituânia.

E quem estiver pensando em viajar para esse País, a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo Laura Tupe vai ministrar nos dias 4 e 5, das 15h às 16h, uma  palestra sobre turismo, dando dicas incríveis sobre  a cultura local,  os principais lugares turísticos  e quanto tempo se dedicar a cada um desses pontos.