Festival de Portugal invade o Jardim Botânico

A gastronomia portuguesa abordada sob diferentes temas e pontos de vista será o fio condutor do Festival de Portugal, que o Lorenzo Bistrô lança no dia 17. Localizado numa bela casa no Jardim Botânico, o restaurante será palco de uma série de quatro jantares temáticos harmonizados, assinados por convidados, o evento reunirá culinária, cultura, história e curiosidades da ‘terrinha’.

A noite de estreia, no dia 17, será conduzida pelo arquiteto Chicô Gouvêa, um amante da cozinha lusitana, que traçará um paralelo entre o que há nos restaurantes e bares de Lisboa e nos daqui, servindo um menu de quatro receitas acompanhadas de vinhos portugueses, que inclui uma versão de bacalhau à Bras e um clássico arroz de cabrito.

lorenzo-bistro_arroz-de-pato-do-marcelo-barcellos01_credito-mariana-garciaPara o jantar do dia 19, o chef Marcelo Barcellos, sócio do restaurante Barsa (localizado na Cadeg), apresentará algumas de suas especialidades, como a galinha à cabidela com purê de milho e o arroz de pato (foto – Mariana Garcia), harmonizadas com rótulos de quatro dos maiores enólogos de Portugal: Sandra Tavares, Jorge Serôdio, Susana Esteban e Paulo Laureano.

A música em Portugal será o tema do dia 25, quando o professor Marcel Gottlieb fará um passeio cultural através de nomes como Carminho, António Zambujo, Madredeus, Amalia Rodrigues, entre outros. No cardápio, tartines de bacalhau (punhetinha), arroz de pato, entre outros pratos típicos.

Com o tema ‘Dom Pedro I e seus amores’, a historiadora e pesquisadora de gastronomia Ana Roldão encerrará o festival, no dia 27. Curiosidades sobre as relações amorosas e os prazeres enogastronômicos do imperador vão embalar o jantar que contará com receitas típicas daquela época, a exemplo da sopa de culi de camarões e do arroz de faraona com lentilhas e especiarias.

Os encontros do Festival de Portugal serão realizados sempre das 20h30 às 23h, no terraço do Lorenzo Bistrô, os menus harmonizados, incluindo pratos, vinhos e bebidas não alcoólicas vão de R$ 290 a R$ 340, e as reservas devem ser feitas com antecedência, pelos telefones 3114-0179 e 3114-0016.