Começa hoje o Festival do Rio para os cinéfilos cariocas

Mais uma vez o Rio passará a respirar cinema nos próximos 10 dias. Inicia hoje (01/11) e vai até dia 11 de novembro o Festival do Rio 2018. Serão exibidos filmes de diretores premiados e consagrados, além da votação popular para as produções nacionais exibidas na Première Brasil.

O Festival do Rio vai exibir 200 filmes de mais de 60 países em cerca de 20 locais de exibição da cidade, receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema e muito mais.

 Além de votar no melhor da Première Brasil, o público vai ter a oportunidade de conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, participar de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial e palestras e oficinas gratuitas no RioMarket.

Serão exibidos novos trabalhos de diretores consagrados e premiados nos maiores festivais do mundo, como Lars Von Trier, Gus Van Sant, Jean-Luc Godard, Mike Leigh, Spike Lee, Jafar Panahi, Julian Schnabel, Hong Sangsoo, Dominga Sotomayor, Juan Vera, Ryusuke Hamaguchi, Denys Arcand, Steve McQueen, entre outros. Na seleção, destaca-se também uma nova versão de Imagine, de John Lennon e Yoko Ono; o documentário Kusama – Infinito de Heather Lenz; RBG, de Betsy West e Julie Cohen um retrato da vida da famosa juíza Ruth Bader Ginsburg.

O cinema português está presente no Festival do Rio 2018 em seis longas que passeiam entre a ficção e o documentário. Dos diretores André Gil Mata, António Ferreira, João Canijo, Sérgio Tréfaut, Susana Nobre e Teresa Villaverde, os filmes – inspirados em fatos reais, em obras literárias e na cultura popular -, são um recorte relevante da produção cinematográfica do país.

Entre os premiados está “Não me Toque”, de Adina Pintilie – Urso de Ouro em Berlim; Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda – Palma de Ouro em Cannes; Em Chamas, de Lee Chang-dong, baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami. Vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes de 2018. “As Viúvas” será o filme de abertura dessa 20ª edição, que acontece no dia 1º de novembro, no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

Além dos filmes, debates e oficinas, o Festival programou dois eventos especiais, reunindo cinema e música. No dia 03 de novembro, um verdadeiro “Concerto Dançante”em homenagem aos filmes dos anos 70 e 80 acontece no Teatro Rival Petrobras. A Orquestra Petrobras Sinfônica vai apresentar versões orquestradas de músicas das trilhas sonoras dos longas-metragens “Grease”, “Dirty Dancing”, “ Os Embalos de Sábado à Noite” e “Xanadu”.

A parceria entre o Festival do Rio e a gravadora Biscoito Fino este ano se conectou também com o SOFAR SOUNDS Rio de Janeiro. Essa trinca transformou este encontro musical dentro do Festival do Rio em algo ainda mais inusitado, respeitando o formato que a SOFAR Sounds já adota no mundo todo. Será um dia de evento secreto, no período que durar o Festival, em lugar inusitado, reunindo participantes para apresentações ao vivo de artistas independentes ou não. Mais informações no site.

A Casa Firjan CASA FIRJAN, em Botafogo, será a nova sede do Festival do Rio, onde acontecerão as atividades do RioMarket, setor de negócios para profissionais. Será também o ponto de encontro de debates, master classes e atividades paralelas abertas ao público e gratuitas. As sessões de gala da Première Brasil acontecem no Estação NET Gávea, Estação NET Botafogo e no Centro Cultural LSR – Odeon NET/CLARO. As já tradicionais sessões populares seguidas de conversas do público com realizadores e atores/atrizes dos filmes acontecem no Centro Cultural LSR Cine Odeon NET/CLARO e Estação NET Rio.