Começa hoje no Rio de Janeiro o Festival Green Nation

Pensar, sentir e viver a sustentabilidade. Esses são os objetivos do Festival Green Nation, com entrada gratuita, que acontece a partir de hoje no Museu do Amanhã e no Pier Mauá 1, no Rio de Janeiro. Até o dia 27 de novembro, de 09h às 18h, o público terá acesso  a uma programação ampla, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. A Ambev é patrocinadora do evento.

Serão 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.

A Mostra de Cinema acontece no Museu do Amanhã com o objetivo de estimular o diálogo sobre sustentabilidade e meio ambiente a partir de filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais. Haverá também debates com os diretores dos filmes e especialistas dos temas tratados nas produções. O Museu será a sede também da festa de premiação do Festival Multimídias, mostra competitiva de conteúdos multimídia contemplando cinco categorias: Filmes, Animação, Cartoon, Fotografia e Redes Sociais.

Os painéis de mashups serão apresentados por especialistas nacionais e internacionais e têm o objetivo de misturar conhecimentos, vivências, experiências e casos de sucesso, nos dias 25 e 26/11 no Museu do Amanhã, das 10h às 12h. Na pauta “A etica e o desenvolvimento sustentável”, “Acessibilidade e inovação”, “Inovação para o bem viver rural”, Inovação e sustentabilidade: desafios de superação”, “Mobilidade Urbana”, “Empreender para superar”, “Capitalismo Consciente”, “Economia Sustentável”, “Sinergia com sustentabilidade: caminho para o século XXI” e “Indivíduos e Organizações: reinventando os organismos evolutivos” serão os temas abordados.

Nas oficinas de cocriação, no Museu do Amanhã nos dias 24, 25 e 26 (14h às 18h), serão apresentadas tendências gerais em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, fazendo com que os participantes desenvolvam novas ideias que possam ser inseridas na vida prática. Já as oficinas inspiradas no movimento Maker e voltadas para crianças de 07 a 10 anos terão espaço no Makerspace com duas sessões diárias, das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30.

Já o Pier I na Praça Mauá recebe todos os dias, das 09h às 18h, as instalações sensoriais para crianças e adultos. Os visitantes poderão pedalar e gerar gols para seu time de coração, valendo um título vitalício do clube de futebol favorito ao final do evento para quem acumular mais gols nas Bicicletas que geram energia. A Nave Espacial esse ano sobrevoará o Rio Guandu mostrando a importância do rio que fornece água para a cidade, já o Submarino faz uma imersão no mar afetado por lixo e pesca predatória. Haverá ainda a oportunidade de ser transportado para a Ilha do Rei George para vivenciar o dia a dia dos cientistas brasileiros na estação brasileira na Antártica, conhecer os caminhos e processos que transforma uma garrafa de plástico em uma novinha através da reciclagem, entender a importância de usar a água com moderação e se mexer para lá e para cá, assim como acontece com os rios, para entender a importância do reflorestamento das margens dos rios. Para finalizar, uma experiência num ateliê de moda sustentável.

Apesar da entrada gratuita, é preciso se cadastrar pelo site oficial já que algumas atrações têm limites de vaga. No site é possível também ter mais informações a respeito do Festival Green Nation.