Como são as festas de fim de ano em Aruba

Um paraíso tropical está longe daquela imagem que temos do natal, onde se destacam lugares frios e com neve. Mas quem for passar o fim de ano em Aruba pode se surpreender com a animação da ilha caribenha e suas tradições desa época do ano. Muita música, cores e gastronomia especial fazem de Aruba um destino interessante para comemorar o natal e o réveillon.

A maioria da população de Aruba é cristã, por isso o Natal é uma data especial para seus moradores que enfeitam suas casas para a data. As ruas da ilha também ganham um brilho e colorido especial nessa época do ano, principalmente as rotatórias que ganham cada uma um tema especial em sua decoração.

Outro destaque é a gastronomia, com destaque para o Ayacas. Apesar do bolinho de carne enrolado em folhas cozidas de bananeira, preparado e congelado semanas antes das celebrações, ser originalmente criada na Venezuela os arubanos adicionaram pequenos toques caribenhos que deixam o aperitivo ainda mais saboroso. Para beber a tradição é o Poncha, bebida doce similar à gemada.

Muita música também agita as comemorações. As bandas de gaita, por exemplo, são formadas tipicamente por cantoras acompanhadas por instrumentos como furuku, cuarta, base, piano, timbu, raspa e timbal. Um grupo de músicos composto por cinco ou seis pessoas visita os moradores desejando felicidades para no ano que está por vir com belas canções natalinas. Esses grupos levam o nome de dande, que na língua local significa “deleitar-se” ou “aproveitar”.

A noite de Ano Novo também é especial em Aruba. Além da tradicional queima de fogos que toma conta da ilha, os moradores mantêm a tradição do pagara – um longo fio de fogos-de-artifício originados na China que pode estourar por até 30 minutos seguidos. Segundo as tradições, o pagara espanta os maus espíritos e é utilizado para celebrar as conquistas do ano que se encerra. O artefato é acendido diversas vezes durante os dias que antecedem a virada do ano.

Leias mais:

O que fazer no Natal em vários destinos do mundo

Um natal no Vale do Loire

Sonho de Natal em Canela