Dez experiências inesquecíveis do fim de ano em Nova York

Nova York é daquelas cidades que vale ser visitada não importa a época do ano. Mas existe sim um momento que a cidade fica ainda mais mágica. Com a chegada das comemorações, o fim de ano em Nova York deixa a sua viagem ainda mais especial. Das corações natalinas, passando por uma série de eventos de fim de ano, até a grande festa de réveillon na Times Square. Para aumentar a sua vontade de conhecer a cidade nessa época, listamos 10 programas imperdíveis no fim de ano em Nova York.

E não é preciso esperar até dezembro para entrar no clima de fim de ano em Nova York. Já a partir do próximo dia 08, o clima natalino invade um dos espaços de apresentações mais famosos da cidade.As famosas rockettes encantam o público no espetáculo The Christmas Spectacular Starring the Radio City Rockettes, com muita dança sincronizada, músicas típicas de fim de ano e um figurino cuidadosamente pensado para levar o cima natalino para os palcos.

Tão tradicional quanto esse show são as montagens de O Queba Nozes em Nova York. Tanto que há montagens em pelo menos três regiões da cidade. O Quebra Nozes do Lincoln Center Plaza é o mais famoso de todos, usando uma trilha sonora impecável e coreografias igualmente especiais para contar a história do médico e prefeito Jans Stahlbaum, que, na noite de Natal, oferece aos amigos e familiares uma grande festa natalina, que reserva muitas surpresas e emoções especialmente para sua filha, Clara. A temporada vai de 29 de novembro a 21 de janeiro. Mas procure saber também sobre a versão de marionetes do Flushing Town Hall, no Queens, e uma versão moderna do Kings Theatre, no Brooklyn.

Mais para o fim do mês de novembro, a cidade vai entrando no clima com as decorações de natal. Em uma cidade em que tudo brilha bastante (não podemos esquecer dos famosos letreiros da Times Square), a iluminação natalina do Bronx Zoo é mais uma atração. A partir do dia 21 de novembro, até 05 de janeiro, obras montadas com lâmpadas de LED inspiradas na vida silvestre, lâmpadas com “ares” asiáticos e show de luzes no Astor Court farão a alegria dos visitantes. Por lá, entre outras atrações, também será possível ver esculturas de gelo.

Um dia antes, estreia a temporada do Festival de Lanternas de Inverno de Nova York. Pelo segundo ano cerca de 50 instalações feitas em LED que se espalharão pela Staten Island. O evento que vai até 12 de janeiro do próximo ano também terá performances ao vivo de arte e dança chinesas.

E se tem uma região que fica bastante iluminada no fim de Ano em Nova York é  o Brooklyn. Tanto que anualmente é organizado um passeio que percorre a vizinhança que concentra a iluminação mais extravagante e glamourosa da metrópole. O tour Slice of Brooklyn proporciona um olhar de insider dessa região literalmente tão cheia de luz e alegria.

E que tal ver uma cidade gigante como Nova York em miniatura? 175 reproduções de ícones e pontos turísticos nova-iorquinos, tudo feito com casca, folhas e outros materiais naturais recriam a cidade no Holiday Train Show do New York Botanical Garden. Uma das mais fofas atrações do fim de ano em Nova York vai de 23 de novembro a 26 de janeiro.

Igualmente pequena, mas bem mais saborosa, é a Vila de Biscoitos do New York Hall of Science. Os visitantes são convidados a circular por entre a ampla coleção de casinhas, torres e personagens feitos com esse típico quitute norte-americano, embelezados com bastões de doces, chocolates e glacê no que é a maior vila feita de biscoitos de gengibre da cidade.

Mas alguns eventos do fim de ano em Nova York são além de tradicionais, a cara da cidade. No dia 28 de novembro acontece mais uma edição da Parada do Dia de Ação de Graças da Macy´s, com seus balões gigantes, apresentações de musicais da Broadway, presença de celebridades e muito mais. Essa grande festa começa às 9h na 77th Street com a Central Park West e segue até a 34th Street com a Seventh Avenue.

Já o grande ícone do natal em Nova York, a Árvore de Natal do Rockefeller Center será inaugurada no dia 04 de dezembro. A grande festa de apresentação da árvore este ano terá performances e canções clássicas natalinas. Esse verdadeiro clássico do fim de ano em Nova York pode ser admirado até meados de janeiro. E quem for visitar o local ainda poderá patinar no gelo na pista que fica bem em frente a árvore de natal.

Claro que não podemos deixar de falar do Réveillon na Times Square. O lugar mais disputado para a virada de ano em Nova York tem o auge com a descida da bola de cristal, que marca a contagem regressiva para 2020. Feita de cristal, a tradicional bola, da marca Waterford Crystal, cintila na Times Square por toda a temporada. No entanto, o seu protagonismo na noite da virada a torna o centro das atenções (e dos flashes), rendendo imagens que há tempos fazem parte do imaginário de moradores e turistas.