Conheça os principais pontos sobre futebol em Montevidéu

Todo mundo sabe quanto os uruguaios são, assim como nós, apaixonados por futebol. O país recebeu a primeira edição da Copa do Mundo e tal ligação histórica, somada a paixão pelo esporte, faz de sua capital um destino imperdível para os fãs do esporte. Confira os principais pontos de interesse para quem gosta de futebol em Montevidéu.

O famoso Estádio Centenário foi construído para receber a primeira Copa do Mundo, em 1930. O estádio foi declarado pela FIFA, em 1983, Monumento Histórico do Futebol Mundial, sendo a única obra desse tipo no mundo. E lá que está o o Museu do Futebol, que busca preservar o patrimônio uruguaio e divulgar a história do esporte do país, da América do Sul e do mundo. Lá, o turista é testemunha ocular da coleção dos melhores momentos do futebol uruguaio, como troféus, roupas e bandeiras.

Mas outros três estádios na cidade também merecem a visita. O Campeão do Século é mais conhecido como Estádio Peñarol, uma vez que é propriedade do Club Atlético Peñarol. Inaugurado em março de 2016, sua primeira partida foi um amistoso contra o River Plate, onde Peñarol venceu de 4 X 1. Lá também tem um museu, onde o visitante pode encontrar os troféus mais importantes do clube, bem como acessórios históricos, e camisas usadas pelos principais jogadores do time. O Estádio Gran Parque Central, popularmente conhecido como El Parque, é propriedade do Club Nacional Football. Construído em 1900, é o estádio mais antigo da América e o décimo quinto do mundo, e entrou para a história como a sede do primeiro jogo da história dos campeonatos mundiais. O Estádio Luis Franzini é onde a equipe do Defensor Sporting treina e joga. É imprescindível que os turistas passem por esses estádios e conheçam um pouco mais sobre a icônica história do futebol uruguaio.

Outro ponto importante é a escultura e uma placa que representam o arco do primeiro gol das Copas do Mundo, localizado na rua Coronel Alegre, entre Silvestre Blanco e Charrúa, no bairro Pocitos. Ambos simbolizam o primeiro jogo e o primeiro gol do mundo executado pelo francês Lucien Laurent, contra o México no Estádio de los Pocitos, Peñarol na época.