Gajos d’Ouro: restaurante português no Rio traz de volta o clima do Antiquarius

Foi um hiato de quase dois anos. Mas os saudosistas do clássico Antiquarius já têm novo endereço para recuperar toda a memória afetiva. Com poucos meses de funcionamento, o Gajos d’Ouro não só conquistou clientes, como foi eleito pela Veja Rio o melhor restaurante português no Rio.

Da cozinha deste restaurante português no Rio, receitas tradicionais e saborosas encantam os comensais. Mas a receita do sucesso do Gajos d’Ouro é mesmo recuperar a memória afetiva dos cariocas e conquistar novos clientes com tudo que fez do Antiquarius um dos restaurantes mais queridos da cidade: atendimento diferenciado, boa gastronomia, ótimo menu de vinhos e um clima de acolhimento que nos faz sentir em casa.

Para isso, 29 ex-funcionários do Antiquarius se uniram para a nova empreitada. Os antigos clientes reencontram toda a equipe que carinhosamente sabe o nome dos frequentadores mais assíduos. Este é apenas um dos detalhes que faz a diferença no Gajos d’Ouro. Mas, se você está conhecendo agora, não se acanhe: Mesmo na primeira vez, a cordialidade no atendimento lhe fará sentir especial.

Com poucos meses de funcionamento foi eleito o melhor restaurante português do Rio pela Veja Rio

Mas o melhor ainda está por vir. Você irá descobrir ou revisitar sabores e receitas clássicas que fazem a gente viajar por terras portuguesas. Aquele gostinho de comida afetiva, com um tempero mais do que especial.

Um exemplo já é o couvert completo da casa, uma prática comum na época que o Antiquaruis era o point carioca, e que vêm perdendo espaço nos restaurantes mais modernos. Sabe aquela pergunta se você aceita o couvert e que nos acostumamos a negar? Não faça essa heresia no Gajos d’Ouro.

Mas reserve espaço para entradinhas, em especial para o espetacular Camarão Galinho de Quintino (sim, Zico é um dos “antigos frequentadores”). Mas saladas e sopas, além de outras opções de entradas também estão disponíveis no menu.

O completo couvert do Gajos d’Ouro e as deliciosas opções de entradas

Claro que os pratos de frutos do mar, em especial de bacalhau, são carro chefe da casa; afinal é um restaurante português no Rio. Mas o famoso Arroz de Pato está presente e me aventurei no Filé a Moda dos Gajos. Tive uma ótima experiência! Para matar de vez a saudade, aos sábados serve Feijoada e domingo é a vez do Cozido.

Pra finalizar, em um restaurante português os doces não podem ficar de fora. Ovos Moles de Aveiro, Toucinho do Céu, Siricaia, Ovos Nevados, entre outras delícias portuguesas estão no menu. E na dúvida de qual escolher, peça a Trilogia de Sabores: Ovos Moles com Canela, Siricaia e Estrogonofe de Nozes.

Pratos tradicionais do Antiquarius estão de volta no Gajos d’Ouro

Seja sua primeira experiência ou o retorno a um ambiente familiar, ainda que com novo endereço e nome, a certeza é que você se encantará com este restaurante português no Rio. O Gajos d’Ouro é daqueles lugares que nos conquista na primeira experiência, ou no primeiro “retorno”.

Gajos d’Ouro

Endereço: Rua Prudente de Morais, 1008 Ipanema 

Telefone: (21) 3449-1546 / 3449-1583  

Horário de funcionamento: Segunda a sábado (12h às 23h); domingo (12h às 18h). 

Fotos: Otavio Furtado/Maior Viagem e Tomas Rangel/Divulgação