Gastronomia internacional na capital do país

Cada vez mais tem crescido o interesse pela gastronomia internacional em Brasília. A diversidade de culturas presentes na cidade facilita a aceitação de novos sabores, uma oportunidade para conhecer a culinária de países distantes ou de se aproximar da cultura da terra natal. Selecionamos cinco restaurantes para quem deseja saborear as autênticas gastronomias alemã, mediterrânea, oriental, franco-suíça e italiana.

A tradição de cervejas da Alemanha está presente no Bier Fass Lago, no Pontão do Lago Sul. O restaurante tem uma das varandas mais famosas do Lago Paranoá, com vista privilegiada. Na carta de cervejas, 42 rótulos que contemplam, além do sabor germânico da bebida, opções belgas, argentinas, holandesas, americanas, mexicanas e uruguaias.

Para comer, a casa oferece dois típicos pratos alemães. O eisbein – famoso joelho de porco à pururuca – que é acompanhado de chucrute, abacaxi grelhado e batata rosti. A guarnição é a mesma para o salsichão alemão grelhado, que ainda leva mostarda escura.

O Cantucci Bistrô oferece a autêntica gastronomia mediterrânea – uma das mais ricas e saudáveis – com alimentos frescos, legumes, ervas e frutos do mar na maioria dos pratos oferecidos no cardápio. O menu do jantar é composto por pratos típicos da região Sul da Europa, como, por exemplo, o couvert mediterrâneo e o Risoto Alla Crema di Scamp.

A entrada é um trio de azeitonas pretas azapas, queijo parmesão capa preta e mussarela de búfala temperada com tomate grape. Já o prato principal é preparado pelo chef Bruno com camarões flambados no conhaque de gengibre com tomate concassé e queijo parmesão.

O restaurante La Bonne Fondue traz um pedacinho da gastronomia franco-suíça com fondues e raclettes. O fondue de fromage traz queijo, pães, legumes no vapor e batata bolinha. Quem prefere o prato doce tem a opção sem leite, ideal para os intolerantes à lactose: o fondue de chocolate sem leite é preparado com açúcar orgânico e bolinhos Jojô sem leite e sem glúten.

O La Bonne é um dos restaurantes mais românticos da capital, às margens do Lago Paranoá, com vista para a Ponte JK. Para manter o ambiente mais agradável, com um clima friozinho e acolhedor, a temperatura da casa não passa dos 20 graus e cada mesa possui uma coifa própria.

Os apreciadores da culinária oriental encontram variados sushis, sashimis, uramakis, pratos quentes e outras opções no Nazo Sushi Bar do Sudoeste e da Asa Norte. Os pratos são criações do sushiman Gel Messias e dos sócios da casa, que trazem suas lembranças gastronômicas para o cardápio da casa.

Os sashimis de atum, polvo, peixe branco e salmão, por exemplo, são servidos no rodízio que funciona no almoço e jantar (com preços diferenciados), em uma esteira constantemente abastecida pelo sushiman. O risoto de frutos do mar compõe o menu à lá carte junto com o temaki ebi Nazo – montado com camarão empanado com cream cheese – e o maki lemon (foto de capa), que tem o peixe envolto em finas fatias de limão e cream cheese.

Um pouquinho da Itália pode ser encontrado no Piazza 8, inaugurado há dois meses, o restaurante traz para Brasília uma proposta de cozinha artesanal com ingredientes frescos. As pizzas gourmets e artesanais estão entre as especialidades da casa. Criação da casa, a pizza de Salmão fresco é feita com o peixe temperado ao shoyo e conta com uma borda recheada de alho poró; já a Piazza 8 – com molho de tomate, muçarela, calabresa especial, alho poró – tem a borda vulcânica, recheada com creme branco da casa.

Opções para comer bem não faltam, agora é conhecer cada uma delas e viajar pelo mundo nos restaurantes brasilienses.