Viagem gastronômica à Itália no Alloro al Miramar

O restaurante do Miramar Hotel by Windsor está com novo nome e sob comando de novo chef. O Alloro al Miramar apresenta o premiado chef Renato Ialenti que traz sua bagagem na culinária italiana para o conceituado hotel, que fica de frente para a praia de Copacabana. O chef nos levou para uma verdadeira viagem gastronômica à Itália em um menu degustação harmonizado, percorrendo cada seção do novo cardápio.

Antes conhecido como Sá – por conta da rua Sá Ferreira onde está situado – o restaurante do Miramar Hotel by Windsor resgata o nome Alloro que pertencia à outra unidade. Alloro é uma referência à coroa de louros que faz parte da lagomarca da rede Windsor, que simboliza triunfo, mas também pe nome de um tempero tradicional. Para coroar o novo momento, o restaurante ganhou um sobrenome e passou a chamar Alloro al Miramar. A requintada decoração permaneceu a mesma, dando destaque à nova cozinha, comandada pelo chef Renato Ialenti.

Renato nasceu em Roma, mas foi criado na região da Umbria. Sua vivência na Itália somada aos mais de 30 anos como chef de cozinha, fez com que o chef tenha passado por diversos restaurantes na Itália e por estabelecimentos no Rio. Já tinha acompanhado o trabalho do chef ainda no L’Ulivo Cucina e Vini e foi um prazer poder acompanha-lo nessa nova etapa. Para o Alloro al Miramar, o chef Renato tem a missão de trazer o verdadeiro sabor da culinária italiana para a rede Windsor, que foi muito bem concluída em nosso jantar a convite do hotel. Em um menu degustação especial percorrendo o novo cardápio, pudemos fazer uma viagem gastronômica pelas diversas regiões da Itália, tudo isso harmonizado com vinhos selecionados pelo simpático e atencioso sommelier João Pedro Lamonica.

Nossa viagem gastronômica começou ainda em “solo brasileiro”, com gosto da Itália que iríamos percorrer no couvert composto por cesta de pães feitos na casa, acompanhada de mortadela e azeitonas italianas, caponata de legumes e manteiga com sal, harmonizado com espumante. Começando pela região da Lombardia, uma entrada fria: a Bresaola de lagarto bovino curado com figos ao Porto, creme mascarpone e castanha de caju. A segunda entrada, típica da região da Campania, foi o Polvo com batatas e tinta de lula. Ambos muito bem apresentados em louças delicadas. A sugestão de harmonização para esta etapa foi o italiano Trebbiano d’Abruzzo, um vinho branco leve.

alloro al miramar entradas

Na ala dos risotos, experimentamos o Risoto de grão de massa seca (frégola) com vôngole e bottarga (ovas de tainha desidratadas), típico da região da Sardegna, harmonizado com um Pinot Grigio delle Venezie, um vinho branco orgânico, macio e discreto ao nariz. Na ala das massas frescas, um prato da região de Emilia Romagna, o Tortelloni de vitelo com fonduta de parmesão, ervilhas e presunto de Parma. A massa leve e bem recheada foi harmonizada com um Dolcetto d’Alba, vinho tinto jovem e frutado, feito a base da casta do Piemonte, com aroma de berries e boa acidez, que combinou perfeitamente com a fonduta.

Dando prosseguimento à nossa experiência gastronômica, um Lombo de cordeiro em crosta de ervas com alcachofras, aspargos e favas verdes ao vapor. O chef Renato nos contou que esse prato da região de Lazio era muito comum entre os trabalhadores rurais que preparavam seu prato com os legumes da época, às vezes acompanhando um carne mais simples. Atualmente, este prato se tornou uma iguaria mais requintada acompanhada da parte nobre do cordeiro. A harmonização sugerida foi de um Sangiovese da costa da Toscana, servido também em taça no Alloro al Miramar, com um pouco mais estrutura que o anterior Dolcetto e com toque de cerejas.

alloro al miramar pratos

Finalizamos nosso delicioso jantar com duas sobremesas. O tradicional Tiramisu da região de Veneto servido em uma linda xícara de vidro, fazendo uma referência delicada ao café; e de Lazio, o Flan de ricota de búfala com dacquoise de pistache e calda de framboesa, igualmente bem apresentado. A harmonização sugerida foi um vinho português de Setúbal feito de uva Moscatel. Para acompanhar o café expresso, petit fours. Percorrer as delícias do novo cardápio elaborado pelo chef Renato Ialenti através desse menu degustação foi mais que uma viagem gastronômica. Foi um aprendizado sobre a história da gastronomia italiana. Vale a experiência.

Endereço: Av. Atlântica, 3668 – Copacabana – Tel.: (21) 2195-6200