A incrível experiência de andar em uma geleira na Nova Zelândia

Certamente um dos momentos mais especiais da nossa viagem foi quando tivemos a oportunidade de conhecer uma geleira da Nova Zelândia. Escolhemos a Franz Josef Glacier, um dos mais famosos da Ilha Sul e que tem como característica descer até a apenas 240 metros acima do nível do mar, em meio a uma floresta húmida temperada. A convite do Turismo da Nova Zelândia fizemos o passeio com o Franz Josef Glacier Guides, uma das maiores empresas especializadas nesse tipo de turismo.

Saímos de Queentown até Franz Josef, cidade de onde sai o passeio até a geleira. São cerca de quatro horas e meia de estrada em uma viagem um pouco cansativa já que passa por estradas pequenas, mas igualmente fascinante pelas lindas paisagens que pudemos observar ao longo do percurso. É preciso ficar atento ao horário reservado, já que é preciso chegar com antecedência, por isso o mais recomendável é marcar os passeios na parte da tarde e sair cedo de Queenstown. Fizemos a viagem com tranquilidade, conectados aos aplicativos de mapas com a conexão do Mysimtravel. Apesar de um pouco grande, a viagem passou com certa rapidez já que o caminho é muito bonito e a expectativa pelo passeio era grande. Chegamos a pequena, mas simpática cidade de Franz Josef e fomos direto ao Franz Josef Glacier Guides onde já começamos a nos preparar para a aventura. Depois do passeio, que é longo, almoçamos na cidade antes de seguir viagem. Pode ser interessante passar uma noite na cidade para ser menos cansativo e até mesmo aproveitar as Hoot Pools anexas, que o passeio que fizemos dava acesso, mas como tínhamos que pegar estrada nem aproveitamos.

franz-josef-glacier-guides

Essa geleira na Nova Zelândia foi explorada pela primeira vez em 1865 pelo geólogo Julius von Haast, que batizou de Franz Josef Glacier em homenagem imperador Francisco José I da Áustria. A geleira fica a 5km do centro da cidade e uma caminhada de 20 minutos te levam até a base da montanha. A partir do estacionamento da Franz Josef você pode caminhar até os pontos de observação e ver essa imponente obra da natureza. Mas o interessante é mesmo fazer uma caminhada guiada até essa famosa geleira na Nova Zelândia ou, melhor ainda, fazer o passeio que inclui o voo de helicóptero e treeking com a Franz Josef Glacier Guides.

passeio-geleira-na-nova-zelandia

O passeio de helicóptero (Glacier Heli Hike) já é uma aventura e nos brinda com paisagens incríveis, mas é quando chegamos ao topo da montanha que começa a parte mais emocionante de um passeio por uma geleira na Nova Zelândia. O tour é feito com um grupo pequeno e com guia especializado. Além de cuidar da segurança e guiar pela Franz Josef Glacier, o guia vai contado histórias e curiosidades sobre o local. Isso torna o passeio ainda mais interessante porque vamos descobrindo, por exemplo, que o caminho feito no fim da tarde é totalmente diferente do feito pela manhã, já que a geleira está em constante movimento. É impossível não ficar fascinando pela beleza e gigantismo dessa geleira na Nova Zelândia. O tom de azul e branco contrastando com as pedras e o verde do vale ao redor deixam tudo muito bonito. Certamente você fará, assim como nós, um verdadeiro álbum de fotos no local. Os guida inclusive incentivam o uso da #FranzJosefGlacierGuides e se você for vamos adorar acompanhar as suas fotos com você marcando #MaiorViagem.

franz-josef-glacier

Confira abaixo um vídeo que fizemos com um resumo do passeio. No site do Franz Josef Glacier Guides você encontra também mais informações e todas a opções de passeios que eles oferecem. Poderá também através do site fazer a sua reserva. Certamente visitar uma geleira na Nova Zelândia será, assim como para nós, um dos melhores momentos da sua viagem.

Nossa viagem para Nova Zelândia contou com o apoio do Turismo da Nova Zelândia e do Mysimtravel.