Getty Villa: herança greco-romana em Los Angeles

Bem próximo a Malibu, mais especificamente em Pacific Palisades, está o The Getty Villa, que junto com o Getty Center, forma as locações do J. Paul Getty Museum. O local abriga uma ampla coleção de peças gregas e romanas, expostas em galerias e nos seus belíssimos jardins.

The Getty Villa está localizado no alto de uma colina, então a melhor forma de acesso é de carro, o que é facilitado por um amplo estacionamento no local. Inspirado na Villa dei Papiri em Herculano – uma casa de campo no estilo italiano do primeiro século – o edifício foi construído em 1974, dois antes da morte de J. Paul Getty, que nunca chegou a conhecer o local.

Logo na entrada, avistamos o anfiteatro em estilo greco-romano, o Barbara and Lawrence Fleischmann Theater. Em formato de arena, o teatro ao ar livre de 500 lugares liga a área de lazer, onde muitas famílias fazem piqueniques ou lanches, à entrada das galerias do museu. São 23 galerias onde estão expostas 44 mil antiguidades gregas, romanas e etruscas, que datam do período entre 6.500 AC e 400 DC. Espaços especialmente projetados armazenam tesouros como vasos de luxo, figuras das ilhas gregas Cíclades, moedas, gemas,  joias e até uma múmia. A exposição apresenta áreas interativas.

getty villa museu e anfiteatro

Além das galerias, os quatro jardins da Villa apresentam fontes, árvores, esculturas em bronze e desenhos inspirados em modelos romanos antigos. Uma variedade de 300 espécies de plantas foram utilizadas no paisagismo das partes externas, algumas características da região do antigo Mediterrâneo.

Circundado pelas galerias do museu, um calmo pátio interno, incluindo uma piscina de mármore quadrada e estátuas de bronze retratando mulheres que vieram tirar água do rio. Na parte mais leste do museu encontra-se o East Garden, um dos espaços mais tranquilos da Villa. Este santuário murado apresenta uma fonte adornada por mosaicos e máscaras do teatro grego.

Mas o grande destaque fica para o Jardim do Pátio Externo na parte sul do museu. Muito bem cuidado, com paisagismo que inclui um herbário com espécies usadas pelos romanos, caminhar pelo jardim é revigorante. Nem parece que estamos em plena Los Angeles. A espetacular piscina de 60 metros de comprimento, ao centro do jardim, compõe lindamente com o verde ao seu redor. As esculturas em bronze são réplicas das encontradas nas escavações da Villa dei Papiri. Uma passarela coberta rodeia o jardim, de onde se tem vistas do Oceano Pacífico.

getty villa garden

As galerias e jardins estão abertos à visitação de quarta a segunda, das 10h às 17h (fechado às terças). O ingresso é gratuito, mas como há limite no número de visitantes, é necessário reservar com antecedência pelo site.

Endereço: 17985 Pacific Coast Highway – Pacific Palisades – Tel.: +1 (310) 440-7300