Geysers del Tatio: Passeio fascinante no Atacama

Uma paisagem linda e uma força da natureza impressionante. Esses dois aspectos fazem dos Geysers del Tatio o passeio mais fascinante no Atacama. Um lugar com tantas paisagens difíceis de descrever, os Geysers se diferenciam por ter um aspecto mais curioso, onde observamos a força da natureza bem de perto (mas cuidado que não pode ser muito de perto). Fizemos o passeio com o Tierra Atacama (clique no link para ler o review), que nos recebeu nos últimos dias no Deserto do Atacama. E essa é uma das dicas mais importantes para esse passeio.

Localizado a 4.320 metros de altitude, o complexo dos Geysers del Tatio é indicado por isso para ser feito no final da sua viagem, quando o corpo já está mais acostumado com a altitude. Mesmo assim algumas pessoas passam mal. Algumas pessoas recomendam evitar comidas pesadas e bebidas alcóolicas na noite anterior, até porque o passeio começa ainda de madrugada já que o fenômeno do vapor é mais forte nas primeiras horas do dia. Mas, como bem lembrou nosso guia Juan, não existe regras para sentir o soroche (nome do mal-estar causado pela altitude) e isso varia conforme a pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico. Nós não sentimos nada nesse passeio. Então relaxe e nem pense em deixar de conhecer os geysers.

geysers-del-tatio-atacama

Outra questão importante é que foi em todo o passeio do Chile, mesmo se comparado a parte da viagem que fomos para uma estação de ski, onde estava mais frio. Fomos muito bem agasalhados e preparados com as roupas da Loja Benevento (clique no link para comprar), que nos vestiu em nossa viagem para o Chile. Mas é preciso alertar que nesse passeio é muito importante ter roupas adequadas para o frio, já que une altura e o fato de ser bem cedo. Principalmente no início, quando o dia ainda está nascendo, a sensação térmica é bem baixa. Isso fica evidente nas fotos que mostram que com o sol surgindo até conseguimos ficar um pouco menos agasalhados.

geysers-del-tatio-fotos

Com todas essas observações importantes ressaltadas, é hora de falar do passeio em si. Um verdadeiro espetáculo! Você irá andar através de trilhas demarcadas entre os Geysers del Tatio. E é importante se manter nessas trilhas já que a erupção do vapor pode acontecer em pontos que aparentemente estão calmos (um exemplo foi já no fim do passeio quando observamos que uma van de outra empresa estava estacionada sobre uma saída de vapor, por sorte pequena). Também é importante ressaltar que não se deve aproximar muito do vapor e jamais tocar na água, o que causará queimaduras graves. Para se ter ideia a temperatura chega a 85°C.

Os Geysers de Tatio são o maior grupo de gêiseres do hemisfério sul e o terceiro maior do mundo. Apesar disso, as erupções não são de grande altura, alcançando uma média de 76cm. Esse fenômeno é causado pelo choque termal entre as águas frias com as rochas quente vulcânicas. Além de observar as colunas de fumaça, muito mais fortes logo na chegada do passeio por conta do sol ainda não estar forte, é possível ver também o chão borbulhando com a saída da água quente. O passeio é lindo e rende fotos e vídeos incríveis como o que mostramos em nosso stories através da conexão do Mysimtravel (clique no link para comprar seu chip internacional). Depois de um bom tempo registando tudo seguimos para um ponto mais isolado onde nos foi servido o café da manhã (lembrando que saímos do hotel ainda de madrugada), que é mais um serviço do sistema all-inclusive do Tierra Atacama.

geiseres-de-tatio

Na volta fizemos ainda duas paradas interessantes. Primeiro, em um ponto na entrada para a região dos Geysers del Tatio paramos em um lago para observar os pássaros locais, especialmente os patos. Em uma lagoa com o Vulcão Putana ao fundo foi possível ver diversas espécies de aves, com sinalização e explicação do nosso guia, e até mesmo ver a construção de seus ninhos. Bem interessante. Depois, paramos no povoado de Machuca, onde pudemos acompanhar um pouco da vida dos moradores locais, observar e experimentar a culinária local, antes de partir de volta ao hotel.

San Pedro de Atacama, Atacama, Deserto do Atacama, Chile, Geysers del Tatio Gêiseres de Tatio, Gêiseres, Geysers, Atacama, Onde Ir no Atacama