Gstaad: Um oásis no meio dos alpes suíços

Localizada a 1.050 metros acima do nível do mar, no sudoeste da Suíça, Gstaad é a mais exclusiva estação de esqui do país. Conhecida por reunir durante o inverno os ricos mais badalados da região e da Europa, a cidade também é uma graça para ser visitada no verão. Esse foi o meu caso, e mesmo imaginando aquela paisagem coberta de neve, visitá-la no calor não deixou a desejar.

Lembre que para frequentar Gstaad na alta temporada é preciso estar preparado. Tanto para o frio que faz na cidade, quanto pelos altos preços. Por ser uma das estações de esqui mais badaladas da Europa, Gstaad tem um custo alto embora seu charme e serviços compensem o investimento. Se você não é muito fã do frio forte que faz por lá no inverno, ou quer aproveitar pra conhecer a cidade numa época menos cara, visita-la no verão é uma ótima pedida. Inclusive porque nessa época acontecem dois eventos esportivos na cidade: O famoso torneio de tênis, que agora em 2015 completa 100 anos, e a etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Normalmente separados por um tempo de apenas 15 dias, esses dois eventos esportivos agitam o local nos finais de semana em que acontecem as competições.

gstaad 1

A cidade é bem pequena, facilmente visitada a pé. Mas sua arquitetura típica e as paisagens a seu redor são um convite a desfrutar o que de melhor esse lugar oferece. A rede hoteleira é boa e com serviço de primeira, assim como os restaurantes. Por todos os lados lojas das grifes mais famosas compõem o visual chique desse lugar. Os queijos locais, e o fondue de queijo, são pedidos quase que obrigatórios. Além disso, a visita as pistas de esqui (se for no inverno porque não se aventurar em uma delas), além das trilhas garantem um passeio bem agradável. O destaque fica por conta do Glacier 3.000, que mesmo no verão tem neve e é de onde se pode atravessar uma ponte com uma vista deslumbrante.

Um lugar para passar dias tranquilos, curtir todo o glamour de uma estação de esqui suíça e apreciar o que a natureza dos Alpes nos reserva. Uma visita que vale a pena.

gstaad 2