Hakkasan Miami: uma experiência de sabores cantoneses

A marca Hakkasan foi fundada em Londres em 2001 e desde então tornou-se uma das mais famosas marcas mundiais de restaurante, lounge e vida noturna. Quando estivemos em Miami em agosto de 2017, fomos convidados a jantar no premiado Hakkasan Miami, que fica dentro do luxuoso hotel Fontainebleau Miami Beach. A nossa experiência pelos sabores cantoneses teve um toque especial da Flórida.

O nome “Hakkasan” faz homenagem ao povo ‘Hakka’, dos territórios novos de Hong Kong, enquanto ‘san’ é a forma japonesa respeitosa de tratamento. Desde a abertura dos restaurantes originais de Londres em Hanway Place e Mayfair, a marca expandiu-se globalmente, com filiais em Dubai, Xangai e Mumbai. Os restaurantes servem o melhor da culinária cantonesa moderna, aplicando técnicas tradicionais e usando ingredientes locais frescos, de forma que os pratos contemporâneos retenham a essência da cozinha cantonesa convencional.

O Hakkasan Miami foi o primeiro restaurante da marca nos Estados Unidos, inaugurado em maio de 2009 no Fontainebleau em Miami Beach. Desde então, recebeu diversos prêmios, incluindo um Prêmio Four Diamond e quatro estrelas do Forbes Global Travel Awards por dois anos, figurando entre os melhores restaurantes de Miami e do sul da Flórida.

O ambiente é bem requintado, com paredes vazadas e esculpidas em teca, iluminação baixa com spot central nas mesas, o que rende um ambiente intimista. Tons sutis de luzes azuis indiretas proporcionam uma sensação da proximidade ao mar, o que é mais evidenciado no elegante balcão do bar iluminado em tons fortes de azul e com projeções que geram movimento, como de ondas, na parede ao fundo.

hakkasan miami ambiente

Ao chegar, fomos muito bem recebidos pela equipe do restaurante, em especial o Matthew, que nos apresentou o Daniel, nosso garçom na noite. Daniel, apesar de argentino, já morou no Brasil, inclusive no Rio, e por isso fala muito bem português, o que agrada muito aos brasileiros que frequentam o restaurante. Ele mesmo brincou dizendo que as pessoas já procuram pelo “Daniel que fala português”. Muito simpático e atencioso, Daniel nos apresentou o menu, que possui clássicos dos restaurantes Hakkasan pelo mundo e pratos que são exclusivos da unidade em Miami, preparados apenas no Fontainebleau.

A cozinha é comandada pelo criativo chef malaio Jian Heng Loo e traz também pratos personalizados com ingredientes locais. Iniciamos com os deliciosos Crispy almond pear prawns e o Dim sum platter com quatro tipos diferentes: um de camarão e caranguejo, vieiras e ovas, pato com pimenta negra e o de camarão com broto de bambu.

Para acompanhar dois cocktails: o The Chinese mule, uma releitura do Moscow Mule feito com vodka Grey Goose, sakê TY-KU, ginger beer, limão e gengibre; e o Lychee Martini, feito com vodka Absolut Elyx, licor de lichia, lichia e orange bitters. Durante o jantar ainda experimentei o tradicional The Hakka, carro-chefe da coquetelaria do Hakkasan, feito com vodka Grey Goose, sakê TY-KU, coco, maracujá e lichia. Um drink bem tropical e refrescante, combinando perfeitamente com o clima de Miami.

hakkasan miami jantar

Por sugestão do Daniel, escolhemos dois pratos principais e uma opção de vegetais, que foi suficiente para nós dois. Uma das escolhas foi pelo Stir-fry South Florida spiny lobster in XO sauce que é um prato exclusivo do Hakkasan Miami, com uma porção generosa de lagosta do sul da Flórida com vegetais e cogumelos, além de gostoso, muito bem apresentado. Para o outro prato, optamos pelo tradicional Roasted pipa duck, servido em todos os restaurantes do grupo, uma carne de pato extremamente macia, com pela  crocante por fora. Acompanhando os pratos, os French beans, outra exclusividade do Hakkasan do Fontainebleau.

Finalizamos nossa experiência com o incrível Mango custard, uma sobremesa feita com creme de manga sob sorvete de coco, tangerina, suspiro de yuzu (fruta cítrica chinesa com gosto de limão) e gotas de abacaxi. Uma explosão de sabores, reunindo diferentes texturas. Perfeito! Só de lembrar já dá água na boca.

hakkasan miami pratos

Tivemos uma noite super agradável e literalmente deliciosa no restaurante. Quem aprecia a alta gastronomia, em especial a culinária cantonesa, não pode deixar de fora o Hakkasan em seu roteiro gastronômico, não só em Miami, mas também nas demais cidades onde eles estão. Para eventos exclusivos ou para jantar de grandes grupos, o Hakkasan reserva a área de jantar Ling Ling, com até 60 lugares.

Aproveite e leia como foi nossa experiência no StripSteak by Michael Mina, outro representante da alta gastronomia, localizado no hotel. Em nossa viagem a Miami contamos com apoio do Greater Miami Convention & Visitors Bureau e com a conexão pelo chip internacional do Mysimtravel, que você pode comprar por aqui.

Endereço: 4441 Collins Avenue – Fontainebleau Hotel & Resort – Tel.: +1 786 276 1388 (após às 16h)

Foto de capa – crédito Divulgação