História e religiosidade na Semana Santa em Tiradentes

Distante 190km de Belo Horizonte, passar a Semana Santa em Tiradentes é uma ótima pedida. Assim como toda a região das cidades históricas mineiras, o destino se destaca por ainda manter igrejas monumentais e tradições culturais e religiosas que se repetem pelos séculos, como as procissões por ruas ornamentadas com coloridos tapetes artesanais, missas cantadas e concertos.

Até a Páscoa em Tiradentes, o que não faltará é procissão com acompanhamento de música sacra, coral e concertos em igrejas. Segundo o maestro e presidente da Banda Ramalho, Willer Silveira, estão programadas inúmeras celebrações em toda a cidade. entre os destaque das comemorações da Semana Santa em Tiradentes estão a a Procissão do Depósito, no dia 06 de abril. Trata-se de um cortejo que transfere a imagem de Cristo da Matriz até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Nesse percurso, a estátua segue pelas ruas centenárias envolvida por um velário (tecido roxo), o qual só é retirado quando se chega ao interior do templo. No caminho, os músicos e o coral entoam responsórios em latim próprios da Quaresma e marchas fúnebres compostas por compositores tradicionais de Tiradentes.

FAÇA A SUA RESERVA DE HOSPEDAGEM EM TIRADENTES E GARANTA O MELHOR PREÇO!
Além de comparar diferentes tipos de hospedagem e garantir o melhor preço, ao fazer a sua reserva por este ou qualquer outro site do Booking.com em nosso site, você ajuda a manter o Maior Viagem gratuito para os leitores. Recebemos uma pequena comissão da reserva e você não paga nada mais por isso!

No percurso entre um templo e outro estão localizados os passinhos, que são pequenas capelas erguidas a partir de 1729 e reproduzem as diferentes cenas da Paixão e a subida de Cristo ao Calvário. Toda a cidade ganha, nesses festejos, o delicado perfume dos rosmaninhos, cujas flores brancas ou violetas enfeitam casas e igrejas e exalam um suave aroma comparado ao de alfazema. A planta, por sinal, também é utilizada na confecção dos tradicionais tapetes por onde passam as procissões.

Já no domingo, 07 de abril, ocorre outra cerimônia muito aguardada: o ‘Domingo do Encontro’, que começa às 10h com a Procissão da Rasoura, realizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, seguida de missa solene. Às 18h, ocorre a Procissão do Encontro, no Largo do Rosário.

A programação de atividades religiosas ainda inclui, no Domingo de Ramos (14 de abril), a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém antes de ser crucificado. Às 09h30, da Matriz, sai uma procissão rumo ao Santuário da Santíssima Trindade, seguida de missa solene e canções religiosas. No dia 15 de abril (segunda-feira), ocorre a Procissão de Jesus com Apóstolos, com saída às 19h da Matriz para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde é reproduzido um horto com plantas e folhas em uma alegoria ao Monte das Oliveiras. Na terça-feira (16 de abril), os fiéis participam da Procissão da Prisão de Jesus, com saída da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e retorno para a Matriz, com parada na Igreja do Rosário para uma encenação da passagem que remete ao beijo da traição de Judas. Nesse trajeto, toda a Rua Direita é apagada e ganha iluminação apenas das velas dos participantes do cortejo e das tochas dos atores que representam os soldados romanos que prendem Jesus.

Na quarta que antecede a Semana Santa em Tiradentes, 17 de abril (19h), a Via Sacra é encenada nas ruas da cidade por atores de um grupo teatral da cidade, com saída da Igreja do Bom Jesus da Pobreza e encerramento na Matriz. Na quinta, dia 18, ocorre a tradicional cerimônia do lava-pés às 19h, na Matriz. Na sexta-feira (19 de abril), tem início a adoração da Cruz e, às 20h, a cerimônia do descendimento do corpo de Cristo da cruz seguida de procissão com coral. O sábado (20 de abril) é marcado pela Vigília Pascal a partir das 19h na Matriz, com bênção do fogo e Círio Pascal. A programação da Semana Santa finaliza-se na manhã do domingo de Páscoa (21 de abril), com a Procissão da Ressureição (saída da Matriz), que segue pelas ruas históricas da cidade que ganham, neste dia, tapetes de serragem colorida e as casas se enfeitam com flores nas janelas e balcões.