Hobbiton: Um dia no Condado dos Hobbits

Desde o lançamento do primeiro filme da trilogia do “Senhor dos Anéis” e “Hobbit” a Nova Zelândia entrou na lista de destinos para os amantes dos livros de J.R.R. Tolkien e das adaptações cinematográficas. O país serviu como cenário para a gravação de diversas cenas e por todo país você encontrará lugares onde o filme foi rodado. Mas existe um em especial que atrai a atenção de milhares de turistas, afinal a experiência de conhecer o Condado dos Hobbits é única. Por isso, uma visita a Hobitton é parada obrigatória de qualquer viajante que for para a Nova Zelândia.

O local escolhido para erguer o Condado dos Hobbits foi uma fazenda na pacata cidade de Matamata, a cerca de 2 horas e meia de Auckland. A escolha aconteceu quando o diretor neozelandês Peter Jackson sobrevoava a região de helicóptero em busca de locação de Senhor dos Anéis. Um pinheiro ao lado de um lago, com uma colina ao lado chamou a atenção do diretor que afirma ter visto ali exatamente o cenário descrito nos livros do escritor sul-africano. Além disso, o isolamento do local garantia a tranquilidade necessária para as gravações. O Condado dos Hobbits tinha seu endereço definido. Em março de 1999 a equipe começou a construção da cidade cenográfica temporária, que contou com ajuda até do exército neozelândes que construiu uma estrada para acesso a Hobbiton. Em dezembro do mesmo ano começaram as filmagens, que levaram cerca de três meses.

hobbiton-locacao-senhor-dos-aneis

O curioso é que inicialmente o Condado dos Hobbits seria desmontado. De fato, parte da estrutura original foi retirada e o local ficou abandonado até que 2002 começaram as visitas guiadas a Hobbiton, com o sucesso cinematográfico. Na época restavam apenas 17 fachadas de madeira originais. Com as filmagens retomadas em 2009 para o novo filme os produtores e donos da fazenda fizeram um acordo para que a nova cidade cinematográfica fosse erguida com materiais duráveis e ficassem como legado do Condado dos Hobbits para visitação dos amantes da trilogia. A mais visitada locação de Senhor dos Anéis tomava a forma atual, com 44 instalações cuidadosamente montadas que nos dão a sensação de que a qualquer momento encontraremos algum Hobbit durante a visita.

O passeio é facilmente feito para quem está em Auckland, de onde partimos de carro utilizando os aplicativos de mapas conectados com o chip internacional MysimTravel. Visitamos Hobbiton a convite do Turismo da Nova Zelândia, mas a visita é bem tranquila para qualquer viajante que deve fazer a reserva antecipadamente através do site. É importante fazer a reserva já que o Condado dos Hobbits é uma das atrações e a locação de Senhor dos Anéis mais visitada na Nova Zelândia. Por isso, é comum chegar ao local e ter o aviso que não há mais vendas para o mesmo dia. O tour guiado ($79) é feito com explicações sobre as filmagens, curiosidades sobre esse período e claro com visita aos cenários do filme. Alguns fatos curiosos são apresentados aos visitantes, como as construções iguais da mesma casa em escalas diferentes para permitir a filmagem dando a sensação dos tamanhos diferentes dos personagens. Também são contadas histórias sobre as filmagens, como da festa no entorno da árvore que reuniu um grande número de figurantes e até mesmo dos detalhes do tempo que era preciso para a caracterização dos personagens.

hobbiton-condado-dos-hobbits-fotos

Existem diferentes tipos de tours oferecidos em Hobbiton. O mais comum envolve uma visita a locação de Senhor dos Anéis que termina no Green Dragon Inn, um pub dos Hobbits onde todos os visitantes são convidados a experimentar uma das quatro bebidas oferecidas ao final do tour (com opções com e sem álcool): Cidra, Pale Ale, Brown Ale e Ginger Ale. É nesse local também que é possível fazer uma experiência gastronômica, com tours que oferecem juntos almoço, brunch ou jantar no local ($190). De qualquer maneira, no local do início do tour, para quem não tiver feito a reserva com refeição, existe um café, além de uma loja onde você dificilmente sairá sem levar alguma lembrança de Senhor dos Anéis e do dia em que você conheceu Hobbiton, o Condado dos Hobbits.

Nossa viagem para Auckland contou com o apoio do Turismo da Nova Zelândia e do chip internacional Mysimtavel.