Hotéis onde o mel faz parte da cultura

O mel está presente na maioria dos hotéis mundo afora. Seja na culinária ou para tratamentos estéticos, o produto é utilizado por muitos empreendimentos do setor hoteleiro. Mas o uso massivo de inseticidas nas grandes zonas agrícolas está colocando as abelhas em risco de extinção. Preocupados com a questão, até porque as abelhas são grandes responsáveis pela polinização da flora, os estabelecimentos Relais & Châteaux se mobilizaram e adotaram uma série de medidas para a criação de abelhas e a utilização consciente do mel.

O Chewton Glen, no Reino Unido, começou a aventura com um número bem pequeno de colmeias, mas atividade se desenvolveu rapidamente e, desde o último verão, conta com 70 colmeias. Com a ajuda de um apicultor, a equipe colocou seu coração para desenvolver esta atividade, especialmente ao plantar as flores prediletas das abelhas e plantas tais como lavanda, a borragem ou a Phacelia tanacetifolia – flores típicas da europa. Situado em uma das regiões gastronômica mais célebres da Itália, o Piemonte, o Relais San Maurizio tornou-se conhecido na arte apícola, praticada em suas terras desde o século XVII por monges cistercienses. A Maison produz sua marca própria de mel, chamada Mel da Abadia, em um terreno a meio caminho entre os Alpes e o mar.

Saint James Paris instalou suas colmeias, com a expertise de Timothée Quellard da Ekodev, no centro do jardim, próximo à varanda do restaurante. Todos os anos, os clientes vivem a experiência da colheita, descobrindo a importância de proteger as abelhas, indispensáveis à preservação da biodiversidade e, assim, degustam um “mel maison, igualmente utilizado pelo Chef Pâtissier Matthias Alet em suas criações. Outro hotel que aproxima hóspedes e abelhas é o Relais Bernard Loiseau. Desde julho de 2014, 200.000 abelhas negras da Borgonha vivem nos telhados, em pequenas colmeias especialmente concebidas para elas. Thomas Décombard, da sociedade Apidis, de uma família de gerações de apicultores, é o responsável pelas colmeias da maison.

Já no Abadía Retuerta LeDomaine, na Espanha, em colaboração com Honey Montes de Valvení é proposto aos hóspedes visitar colmeias vestidos com roupas especiais durante uma excursão especial. Outro hotel que oferece uma experiência é o Château St. Gerlach, que possui seis colmeias, sendo uma para observação, permitindo aos hóspedes estudarem o trabalho das abelhas da raça Carnica. No ano passado, 150 kg de mel foram produzidos, servidos no café da manhã, utilizados no preparo de sobremesas e também oferecidos como presentes ou vendidos.