Hotéis franceses para apreciar a arte de viver o vinho

Situados nas mais belas regiões vinícolas do mundo, com adegas excepcionais, conduzidas por sommeliers reconhecidos que propõem experiências enoturísticas apaixonantes – as rotas dos vinhos e dos vinhedos -, enológicas – ateliers e degustações – ou ainda eno/vinhoterapias – através dos spas –, os Relais & Châteaux possuem desde sempre uma ligação extremamente forte com o mundo do vinho, a exemplo da que possuem com a gastronomia.

Reflexo da diversidade dos terroirs e dos climas, os vinhateiros proprietários Relais & Châteaux possuem uma história a contar: a de uma paixão, de uma vida dedicada à viticultura, mas também para a partilha – ao organizar visitas às adegas, degustações, festas e estadias em torno do tema do vinho. Somente a França possui 10 hotéis engajados com a produção de vinhos. Saiba mais sobre eles abaixo.

Baumanière Les Baux de Provence

Apaixonado por vinho e proprietário do Oustau de Baumanière, em Baux-de-Provence, Jean-André Charial produz desde 2001 seu próprio vinho, o Affectif, cultivado de maneira biodinâmica, no coração do Domaine de Lauzières, um lieu-dit Le Destet. Esta propriedade, no centro dos Alpilles, entre Mouriès e Eygalières, possui uma cultura 100% orgânica. O hotel oferece 56 quartos e dois restaurantes, sendo um deles duas estrelas Michelin. Na área de lazer três piscinas ao ar livre, quadra de tênis e spa com piscina coberta.

Château de Berne

Situado em Lorgues, na Provence, o Château de Berne estende sua propriedade por cerca de 491 hectares, dos quais 118 estão plantados maneira sustentável e se beneficiam de instalações ultra modernas. Mesmo que a propriedade vinifique brancos e tintos, ali como no restante da região, é o rosé quem reina, com mais de 70% da produção. O castelo de Berne encabeça igualmente o enoturismo. Ele dispõe de uma cave, que permite sensibilizar os visitantes ao vinhedo e ao vinho, de uma escola de vinho e de três restaurantes.  Na área de lazer o spa de 800m² oferece uma piscina coberta, duas banheiras de hidromassagem, sauna e banho turco.

Château Cordeillan-Bages

Na estrada dos castelos, às portas de Bordeaux e vizinho do Château Lynch-Bages, um dos Grands Crus Classés de Pauillac, esta casa intimista do século XVII convida a descobrir toda uma art de vivre. No coração de Pauillac, dominando o estuário da Gironda, o vinhedo de 100 hectares se estende no platô de Bages, uma das mais belas encostas de cascalho da comuna e magnífico terroir que resume o melhor do Médoc. Alojado em um edifício que data do fim do século XV, sua antiga cuba de fermentação, cuja história remonta a 1850, é um dos raros equipamentos vinícolas que está intacto. O local ainda oferece um restaurante com estrela Michelin e piscina ao ar livre.

Château de Mercuès

Com 38 hectares de vinhas, o Château de Mercuès é uma construção majestosa do século XIII. Pioneiro das denominações Cahors e das castas Malbec, este lugar histórico abriga uma adega monumental, o que desencadeou o movimento de adegas de design a partir de 1986. Bertrand-Gabriel, viticultor e enólogo de formação, faz descobrir e degustar suas últimas safras e Grands Crus na adega de vinificação, instalada sob os jardins da propriedade e escavada nas mesmas rochas.

Coquillade Village

Com uma vista excepcional para o Luberon, os montes do Vaucluse e o monte Ventoux, a propriedade La Coquillade está situada no coração do vinhedo Aureto e possui o rótulo ecológico desde 2012. O “Sentier vigneron” conduz à descoberta desta propriedade vitícola de 36 hectares, e depois à visita da adega e suas barricas para uma descoberta das técnicas de vinificação e da cave Aureto para uma degustação das diferentes cuvées da propriedade (Autan, Tramontane, Maestrale ou ainda Petit Miracle). Com 63 acomodações espaçosas e bem iluminadas que se abrem para os jardins ou para o terraço privativo, a propriedade conta com uma piscina ao ar livre ideal para passar a tarde relaxando antes de jantar no restaurante da casa.

Georges Blanc Parc & Spa

Borgonhês de alma, Georges Blanc sempre sonhou com uma terra par cultivar. Um dia, ele soube que em Azè, na região de Macôn, havia terras incultas nas encostas de boa exposição. Isso foi em 1985. O negócio se realizou e assim começou a grande aventura do Domaine d’Azenay, com 17 hectares de Chardonnay, a casta-mãe dos vinhos brancos da Borgonha. Além disso, o restaurante com três estrelas Michelin, em Vonnas, possui uma das cinco mais belas adegas do mundo, onde repousam cerca de 140.000 garrafas. Ali, degusta-se vinhos da propriedade em companhia do chef sommelier ao longo de uma visita inesquecível.

Hostellerie de Plaisance

Hoteleiros em Saint-Émilion, Chantal e Gérard Perse também são viticultores. Trata-se de um vilarejo a parte na região de Bordeaux, onde cada um dos castelos da colina está rodeado por um jardim e um terraço. Este antigo mosteiro de pedra dispõe de quartos espaçosos com decoração clássica e um restaurante gastronômico com uma ampla carta de vinhos. Promovido ao status Premier Grand Cru Classé A em 2012, as vindimas são festejadas a cada ano na vila medieval pela Jurade, confraria que garante a tradição vitícola há mais de 800 anos.

La Bastide

Durante a aquisição da Bastide, em 1957, a família Barthélémy também adquiriu diversos hectares de vinhedos, situados nas encostas de Barbotan, assim como uma bela propriedade, a três quilômetros de distância, o Château de Sandemagnan. O primeiro Armagnac deixou seu barril em 1967. No mês de novembro, os visitantes assistem à festiva Flamme: destilam-se os vinhos brancos no grande alambique de cobre, organiza-se aperitivos na adega enquanto a destilação ocorre, sendo uma grande alegria provar o aguardente logo após a saída das torneiras douradas.

La Grande Maison de Bernard Magrez

Proprietário de quatro Grand Cru Classés na região de Bordeaux – Château Pape Clément (Graves), La Tour Carnet (Haut Médoc), Château Fombrauge (Saint-Emilion) e o Clos Haut Peyraguey (Sauternes), Bernard Magrez persegue seu inesgotável desejo por execelência através dos vinhos, das artes e, hoje, da hotelaria de prestígio. O proprietário abre as portas de seu patrimônio e explica o universo dos grandes vinhos no coração da art de vivre bordolesa: estadias e escapadas nos castelos Grands Crus Classés, visitas de degustação (às adegas, cubas e salas de degustação), ateliers de vinho (criação do vinho, assemblage e degustação pelo mestre da adega). O restaurante no local serve pratos elaborados pelo mundo famoso chef Joël Robuchon.

Le Domaine de Verchant

A alguns minutos do centro de Montpellier, o Domaine de Verchant se situa no coração de um vinhedo de 17 hectares. Os jovens proprietários confiaram o vinhedo a profissionais capazes de revelar o melhor do terroir que se beneficia, sob o sol do Mediterrâneo, da influência do Mistral e das brisas marinhas. São 26 quartos, um restaurante de cozinha mediterrânea e um spa com vista para o vinhedo.

Le Saint-James Bouliac

No lindo vilarejo de Bouliac, com vista panorâmica sobre Bordeaux, o hotel e o restaurante Saint-James, desenhados pelo arquiteto Jean Nouvel, dão para uma escarpa em suave encosta onde cresce o vinhedo. Os 950 pés de vinhas, exclusivamente de Merlot, localizados no segundo menor vinhedo da região de Bordeaux perto do aeroporto, estão todos expostos face oeste e crescem em uma altitude de 90 metros. Colhido e vinificado no local, o “Vin du Jardin” é a menor colheita declarada de Bordeaux: entre 450 e 800 garrafas, de acordo com o ano. Ele é servido tanto no bar quanto no restaurante do hotel, sob a supervisão de Stéphane Derenoncourt: enólogo de renome que traz seus conselhos tanto para as assemblages quanto para a planificação e organização das vindimas, das quais os hóspedes podem participar.

Les Prés d’Eugénie

Criador da La Cuisine de Santé, em Eugénie-les Bains, o carismático Michel Guérard é igualmente produtor da denominação Tursan, nos Landes. Plantadas em 1984, as vinhas começaram a produzir em 1987. Desde então, a propriedade cresceu e possui hoje 25 hectares com diversos tipos de jardins, piscina ao ar livre, e um spa e centro de bem-estar de 1000 m². Os quartos espaçosos são decorados com móveis de época. Há ainda 3 restaurantes no local e um deles premiado com estrela Michelin. Ali, cultivam-se diversas variedades de uvas autóctones: Petit Manseng, Gros Manseng, Baroque, Tannat, mas também duas castas dominantes na região de Bordeaux, a Merlot e a Cabernet.