Hotéis localizados em florestas para se hospedar no Brasil

Tendência cada vez mais observada no turismo de luxo, o viajante busca por experiências únicas, como se hospedar em meio à floresta. Destinos totalmente ligados à sustentabilidade e ao contato direto com a natureza, neste Dia Internacional das Florestas, separamos alguns hotéis localizados em florestas para se hospedar no Brasil

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens
  • Juma Amazon Lodge
Foto: Divulgação

Cercado pela selva amazônica, o Juma Amazon Lodge, em Autazes, é um dos destinos para quem procura um hotel na floresta. A 100 quilômetros de Manaus, o hotel conta com belíssimos bangalôs construídos sobre palafitas na copa de árvores, além de oferecer ambientes exclusivos e atrações integradas à floresta. Ao todo, o Juma Amazon Lodge conta com 19 acomodações – seis bangalôs com vista para a floresta, 11 voltados para o Rio Juma, um especial para família e um panorâmico – para quem quer aproveitar a região de uma forma única.

O hotel na floresta também conta com piscina, restaurante, redário e museu com informações sobre a Amazônia. Além disso, o complexo organiza passeios pela região com guias especializados.

Foto: Divulgação

No último ano, o Juma Amazon Lodge inaugurou uma torre de observação com 30 metros de altura que permite ao hóspede uma das experiências mais ricas da hospedagem: contemplar toda a beleza da floresta e do Rio Juma a partir de uma perspectiva diferente. O local ainda promete ser um novo point para observar os diferentes pássaros da região.

Foto: Divulgação

Além disso, por ser um hotel na floresta, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são assuntos que fazem parte da rotina do Juma Amazon Lodge. O hotel adotou mais uma ação sustentável para a gestão e tratamento de resíduos orgânicos: a construção de um sistema de biogás que adota o HomeBiogas 7.0, um biodigestor autônomo alimentado com resíduos orgânicos e esterco animal. O equipamento, que não precisa de energia elétrica para funcionar, é capaz de gerar gás de cozinha e fertilizante líquido. Em linhas gerais, isso significa dizer que toda essa estrutura também é capaz de reduzir até 8 toneladas de emissões de carbono por ano.

  • Mirante do Gavião Lodge
Foto: Divulgação

O Mirante do Gavião Amazon Lodge, aberto em 2014, é outra opção para quem busca a experiência de se hospedar em um hotel na floresta. Às margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, considerado o 2º maior arquipélago fluvial do mundo, o Mirante do Gavião encontra-se em uma região com um dos biomas mais preservados da Terra.

Foto: Divulgação


Ao todo, o hotel abriga doze espaçosos bangalôs erguidos em madeira de lei que remetem a forma de barcos invertidos, e design interior que incorpora materiais da floresta: revestimentos em teçume de fibras naturais, mobiliário de madeira nobre e outras peças de artesanato regional – muitos deles, criados pelos profissionais da Fundação Almerinda Malaquias, ONG a qual o hotel é patrono e apoia. 

Na arquitetura do hotel, há o projeto sustentável assinado pelo Atelier O’Reilly Sustainable Strategies, que teve como a prioridade a adequação ao seu entorno: as construções têm seus pisos elevados, de modo a preservar a permeabilidade do solo; iluminação e ventilação natural; energia solar para abastecer o sistema elétrico e aquecimento de água; e os resíduos orgânicos são sempre direcionados para compostagem.

Foto: Divulgação

Além disso, outro destaque do hotel é a gastronomia. O restaurante Camu-Camu, com menu à la carte, destaca os ingredientes amazônicos e seus peixes raros, em criações originais assinadas pela chef Debora Shornik, como o Ceviche de Tucunaré e o Surubim ao Creme de Castanha Fresca. No cardápio, é possível encontrar receitas clássicas, como massas, grelhados e saladas.

A propriedade também conta com um lounge panorâmico com sala de jogos, redário com vista para Anavilhanas e uma sala de massagem com produtos da marca Simbioze Amazônica, com cosméticos e ativos 100% sustentáveis vindos da Floresta. 

Leia também: Temporada de inverno terá voo direto para Bariloche

  • Casa na Árvore
Foto: Divulgação

No extremo oposto do país, na região Sul, o Casa na Árvore, em Santa Cruz do Sul (RS), é uma opção para os viajantes que também procuram por um hotel na floresta. Com acomodações elevadas, na altura da copa das árvores, elas contam com o visual de tirar o fôlego: os jardins do hotel. Os bangalôs são feitos de madeiras e abrigam até quatro pessoas. Para maior comodidade e conforto, o local é equipado com cozinha e até mesmo churrasqueira.

Leia também: Evento no Rio debate tendências do turismo de luxo

  • Cascata dos Amores
Foto: Divulgação

Também na região Sul do Brasil, mas em Santa Catarina, o Cascata dos Amores, é destino também para quem procura por uma experiência única de se hospedar em meio à floresta. O hotel, localizado em Urubici, tem as belezas naturais de Santa Catarina aos seus pés. As acomodações de estilo rústico ficam em meio à floresta e, devido a temperatura da região, contam com lareiras e banheiras de hidromassagem.

Além disso, a poucos metros do hotel fica a Cascata dos Amores, de 17 metros, que deu origem ao nome do hotel. Os hóspedes podem ainda aproveitar as trilhas ao redor para curtir o ambiente ao ar livre.