Igreja da Sagrada Família ficará pronta “só com um milagre” em 2026

Um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona, a Igreja da Sagrada Família está ainda mais longe de ter a sua obra concluída. A previsão era da entrega em 2026, ano do centenário da morte de Antonio Gaudí, mas a pandemia da Covid-19 afetou até mesmo o cronograma das obras, segundo informou o jornal O Globo.

booking1

Em matéria assina por jornalista do espanhol El País, a falta de visitantes e de perspectivas de melhora nas receitas seriam os motivos do atraso na entrega da obra finalizada. Em entrevista coletiva o presidente da Junta Construtora da igreja, Esteve Camps, anunciou inclusive que não há mais data para a finalização da Igreja da Sagrada Família de Barcelona. ““Se não houver um milagre, os trabalhos não poderão terminar em 2026 como havíamos previsto”, afirmou Esteve.

No ano passado, a Sagrada Família recebeu 4,5 milhões de visitantes. Para este ano, esperava-se vender 103 milhões de euros em ingressos, sendo 55 milhões destinados para as obras. Mas, por conta da pandemia a estimativa para este ano caiu para apenas 17 milhões. Para ter uma ideia do impacto da Covid-19, em julho de 2019 (alta temporada), a Igreja da Sagrada Família de Barcelona recebeu uma média de 16,5 mil turistas por dia. Já em 2020, no mês inteiro, somente 2 mil pessoas visitaram o local. O público baixo e as despesas com segurança forçaram inclusive a restrição da visitação apenas aos sábados e domingos.

As obras da Igreja da Sagrada Família foram interrompidas no dia 13 de março, mesmo dia em que o local fechou as portas para os visitantes. Mas, apesar da visitação já estar ocorrendo, mesmo que de forma limitada, as obras só devem recomeçar no próximo mês de outubro.

A próxima novidade para quem visitar a belíssima igreja será a Torre de Maria. A obra de 138 metros de altura já foi concluída e agora começará o acabamento, que segundo Esteve poderá ser feito com o dinheiro guardado. Também haverá uma estrela de sete metros de altura composta de doze pontas de aço e vidro que se iluminará à noite, que será produzida em um município próximo a Barcelona. Segundo Camps, parte do material já foi comprado, e a previsão é de que a torre de Maria fique pronta no final do ano que vem.