Imposto mais barato para turistas no Uruguai vai até abril de 2019

Se sobram motivos para conhecer esse país fascinante, certamente o imposto mais barato para turistas no Uruguai é outro grande atrativo do destino. A isenção do IVA, vigente desde 2012 para despesas de serviços gastronômicos, empresas de aluguel de carros, foi estendida até abril de 2019.

Além da de devolução de até 22% do IVA sobre os serviços acima descritos, também há imposto mais barato para turistas no Uruguai em hotéis (IVA zero), tax free para as compras acima de 600 pesos uruguaios em locais aderidos e devolução de 10,5% do IVA por aluguel de imóveis, mediante pagamentos com cartão. Estes últimos benefícios são válidos durante todo o ano.

Para adquirir o benefício do Tax Free, o turista que compra na loja com cartão de crédito ou débito, tem alguns dados básicos inseridos em um sistema (nome, nacionalidade, número do passaporte) normalmente solicitados pelo vendedor ou caixa do estabelecimento e as informações viajam eletronicamente para os 11 pontos de saída do Uruguai que estão ativos. Quando o turista deixa o país, ele passa pela alfândega onde o funcionário da alfândega digita os dados digitalizando o passaporte e pede o cartão de crédito para comprovar o reembolso do imposto, que entra em vigor em cinco dias úteis. Os pontos de saída do Uruguai que podem realizar a devolução de impostos são: Aeroporto Internacional de Carrasco, Aeroporto de Laguna Del Sauce, Puerto de Montevidéu, Puerto de Colônia Del Sacramento, Terminal de Arribos de Cruceros de Punta Del Este, Ponte Salto-Concordia, Ponte Paysandú-Colón, Ponte Fray Bentos – Porto Unzué e Chuy.

A isenção de impostos para visitantes estrangeiros é uma ferramenta de grande competitividade, que reflete nos números do turismo constantemente. O Uruguai recebeu no primeiro semestre de 2018, mais de 2 milhões de visitantes, o que significou um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2017.