Comida afetiva e clima descontraído no Inverso Gávea

Aos pés do Cristo Redentor e dentro do Jockey Club da Gávea, o Inverso Gávea é um gastrobar para todo tipo de público, desde os casais que querem aproveitar uma noite romântica especial até as famílias que se reúnem para um almoço de final de semana. O Maior Viagem foi convidado a conhecer o local e mesmo com um tempo nublado, fomos brindados com uma tímida lua que apareceu para abrilhantar nosso jantar.

O Inverso nasceu em Botafogo, onde primeiramente conheci a casa, ainda como um pequeno bar especializado em cervejas artesanais. Em 2017, mudou de lugar, ganhando ares de gastrobar em um ambiente super aconchegante e descontraído, na Gávea, mais especificamente em um deck externo coberto – com capacidade para 90 pessoas dentro do Jockey Club Brasileiro. A vista não poderia ser melhor, Cristo Redentor e a linha de chegada da pista de corrida de cavalos, cenário perfeito para um pôr-do-sol ou uma noite enluarada. As mesas e cadeira são em madeira e ao redor, grandes bancos cobertos por almofadas completam o mobiliário local.

inverso gavea ambiente

A essência do bar com as cervejas artesanais continua imprimindo a carta de bebidas, que agora ganhou também uma seção enxuta de drinks assinada pelo mixologista Alex Mesquita. Do bar saem clássicos como Aperol Spritz, Gin Tônica e Caipirinhas, além de Clericot de vinho branco ou espumante servido em jarras, ideal para compartilhar com os amigos no melhor estilo carioca de ser.

A cozinha combina o conceito de casual food com a essência da comida afetiva que a chef Valentina Zanini traz nas diversas etapas do cardápio, que recebem nomes de partes da pista de corrida do Jockey. No “Starting Gate”, a sugestão é compartilhar as porções de croquete de carne cuja massa é feita com mostarda em grãos (10 unidades), os Dadinhos de tapioca e queijo coalho com melaço de cana e geleia de pimenta (8 unidades) e as opções de pastéis (6 unidades) nos sabores queijo, carne, carne seca e catupiry, camarão com catupiry. Se a ideia for compartilhar algo com mais cara de comidinha, a sugestão é a Panelinha de mignon com gorgonzola e cebola, acompanhada de pães e focaccia da casa. Além das saladas, a casa oferece diversos tipos de sanduíche, incluindo a fantástica porção de minicachorros-quentes de salsicha Viena no pão de queijo da Serra da Canastra, acompanhado de três mostardas.

Três opções de massas figuram na “Curva da Lagoa”, enquanto os pratos em si estão no “Totalizador”. Quem é da época do Inverso em Botafogo pode matar as saudades do clássico Inverso Brasileirinho, que pode ser de filé mignon ou peito de frango, servindo duas pessoas. A aposta do gastrobar na Gávea é a deliciosa e muito bem temperada Galinhada da Valentina, arroz com lascas de coxa e sobrecoxa, brunoise de legumes, gengibre, cúrcuma e um toque de pimenta dedo de moça, que para nós foi servido em pequenas porções em uma louça super charmosa. Na “Reta de Chegada”, o Dadinho Delícia, uma surpreendente combinação de dadinhos de tapioca polvilhados com açúcar e canela com calda de caramelo da casa e o Brownie de chocolate sem glúten sob sorvete de creme e calda de chocolate que é de comer rezando.

inverso gavea comida

O Inverso Gávea cresceu em todos os aspectos: boa comida, bebida e uma programação semanal que agrada a todas as tribos. As noites de quarta são regidas pelo jazz e quinzenalmente, às quintas é a vez do samba tomar conta do local, porém como a programação pode variar, vale a pena consultar o local. Aos sábados e domingos, as famílias podem aproveitar o gastrobar com seus filhos, já que educadores promovem uma bagunça organizada para a criançadas das 14h às 18h em atividades como oficinas de artes, pique-pega e pique-esconde, brincadeiras lúdicas que entretêm as crianças enquanto os adultos relaxam. Há ainda estacionamento no local, sem manobrista, para quem for de carro. O local funciona às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos de 12h à 01h20; e nas terças e quartas de 18h à 01h20. Programa perfeito com a cara do Rio. Vale a pena conhecer.

Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Tribuna A – entrada pelo portão principal – Tel.: (21) 3687-9448