Jantar do Shabbat tradicional em Jerusalém passa a ser oferecido aos turistas

Uma das tradições mais fortes do judaísmo, o jantar do Shabbat (“jantar de sexta feira”) antes ficava restrito aos turistas nos restaurantes dos hotéis, onde basicamente haveria uma sopa e os kneidlach (uma espécie de bolinho de massa). Mas agora, com o objetivo de introduzir a cultura e os costumes judaicos e de Israel aos visitantes estrangeiros, existe a possibilidade de experimentar um tradicional em uma casa de família local.

O dia judaico começa quando o sol se põe na sexta-feira e o Shabbat, assim chamado, é comemorado como o término da semana. O sábado se inicia então uma hora antes do pôr do sol da sexta-feira e acaba quando as primeiras estrelas aparecem no céu na próxima noite. Para muitos, a refeição mais importante do Shabbat é aquela que ocorre na noite de sexta-feira. Em Israel ainda se encontram muitas reuniões familiares realizadas na ocasião independentemente da origem cultural ou crença religiosa da família.

O programa Lifetime oferece uma oportunidade para os turistas que chegam de todas as partes experimentarem um Shabbat autêntico na casa de uma família em Jerusalém, no bairro de Nachlaot. Os participantes desse programa recebem instruções e explicações a respeito do Shabbat enquanto saboreiam os cinco pratos com seus anfitriões. O jantar é feito em inglês, embora muitas vezes dá para ouvir uma infinidade de outros idiomas na mesa.