São Paulo recebe a primeira Japan House do Mundo

A Japan House, espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo, abre as suas portas hoje para o público, na Avenida Paulista. Essa é a primeira unidade do projeto global do governo japonês no mundo. Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão, o novo centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições.

O prédio de 2.500 metros quadrados tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma. O local apresenta ainda o imi Café (com doces especiais, chás, matcha e café), o restaurante JUNJI SAKAMOTO (com típicas receitas japonesas), a loja Furoshiki (com itens da arte tradicional japonesa) e a Japan Madoh (com curadoria inédita de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão). Para completar, um espaço multimídia com cerca de 1.900 livros selecionados estarão disponíveis para consultas.

Para 2017, o curador Marcello Dantas programou oito exposições. A primeira é Bambu – Histórias de um Japão, em cartaz até o dia 9 de julho, com uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu. E para ampliar a troca de conhecimento entre Brasil e Japão, uma intensa programação de palestras e workshops, também abertos ao público, entra em vigor a partir do primeiro mês, com conteúdos como a Oficina com Hajime Nakatomi, que ensinará a fazer joias usando bambu (dia 13/05), e a Palestra com Hiroyuki Hashiguchi, cocurador da exposição Bambu, que mostrará seu olhar sobre o papel do bambu nos rituais espirituais do Japão (dia 12/05).

Para celebrar a inauguração da Japan House, no dia 07/05 (18h), será realizado no Auditório do Ibirapuera um concerto com 0s músicos japoneses Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake. A entrada para o evento é gratuita.

Japan House

Endereço: Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento: Terça à Sábado (10h às 22h) e domingos e feriados (10h às 18h)

Entrada gratuita