Karlovy Vary, um destino termal e cinéfilo na República Tcheca

Em meados do século 14, o rei tcheco Carlos IV descobriu que os mananciais termais que brotam no vale do rio Teplá possuem extraordinários efeitos curativos. Com a construção de um balneário no meio do bosque a região passou a ser chamada Karlovy Vary – em tradução “Termas de Carlos” – em homenagem ao rei.

Atualmente, Karlovy Vary se transformou no destino termal mais importante da República Tcheca, com suas cinco colunatas, artistas de ruas e luxuoso comércio. A colunata Vřídelní é a Colunata Termal que protege o maior gêiser, chamado Vřídlo. As temperaturas das águas minerais chegam aos incríveis 73°C e são projetadas em um jato que atinge até 12 metros. No subterrâneo da colunata está uma exposição que mostra os estranhos microrganismos que vivem perfeitamente adaptados as condições extremas, e também como se fazem souvenires através de sedimentação da água termal em diversos objetos.

Os doze principais mananciais são explorados para tratamentos. Há séculos os benefícios das águas locais vêm atraindo celebridades, entre elas Johann Sebastian Bach, o czar Pedro, o Grande da Rússia, Karl Marx, Sigmund Freud, numerosas estrelas de Hollywwod, desde Mary Pickford até Robert Redford.

Nos últimos dias de junho e os primeiros de julho, os visitantes de Karlovy Vary podem aproveitar ainda o festival de cinema da cidade, considerado o mais prestigiado da Europa Central e do Leste. Durante a época comunista, o festival foi incluído entre os eventos similares que aconteciam em Berlim, Veneza ou Cannes, mas pelo isolamento internacional que existia na época, não chegava a alcançar o reconhecimento que merecia. O festival começou a ganhar reputação após 1989, atraindo a atenção de cineastas e colhendo cada vez mais elogios dos críticos. Nas tendas do festival há sempre um ambiente familiar, e as muitas festas nos bares da cidade permitem uma intensa convivência.

Se está pensando em conhecer Karlovy Vary, faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.