Laguna Chaxa é um oásis com o parque dos flamingos no Atacama

Aquela imagem de terra batida sem algum sinal de água quando pensamos em deserto faz parte de boa parte da paisagem no Deserto do Atacama. Mas os passeios por lá mostram que existem algumas lagoas por lá, especialmente lindas, onde é possível fazer passeios incríveis e registrar fotos espetaculares. É o caso do passeio que fizemos com o Explora Atacama, hotel que nos recebeu nos primeiros dias da viagem, até a Laguna Chaxa.

Localizada a menos de 50km do centro da vila de San Pedro de Atacama e com altitude igual ao do hotel, esse passeio é perfeito para os primeiros dias no Atacama, quando nosso corpo ainda está se adaptando a altitude. Foi exatamente isso que nos foi indicado pelos especialistas de exploração do hotel e fizemos esse passeio tão logo chegamos ao Explora Atacama. Foi ótimo, porque assim já pudemos na primeira tarde conhecer uma das atrações mais bonitas da região e ainda presenciar um pôr do sol lindíssimo, que é sempre um dos destaques nos dias que você visita o Atacama.

laguna-chaxa-atacama

A paisagem linda da Laguna Chaxa é amplificada pelo terreno plano que permite uma visão única do seu entorno e dos vulcões como pano de fundo. No entardecer a luz refletindo nas águas da lagoa deixa tudo ainda mais bonito e uma cor roseada no solo que se mistura com o rosa dos flamingos, principais habitantes e atrações do local. Localizada no meio do Salar do Atacama, a lagoa de pouca profundidade tem as condições ideias para a proliferação de microinvertebrados que são a base de alimentação das aves que frequentam o local. Com isso, além dos famosos flamingos, outros pássaros igualmente lindos e interessantes podem ser vistos na Laguna Chaxa e em revoadas que deixam a paisagem do sunset ainda mais belo. Fazer esse passeio com o guia do Explora Atacama deixou ainda mais interessante, já que durante a visita pudemos observar as aves com binóculo e explicações técnicas sobre os animais e a região onde estávamos.

laguna-chaxa-atacama-2

Mas os destaques são mesmo os flamingos, tanto que o local recebe o nome oficial de Parque dos Flamingos. São três tipos dessa ave que vivem por ali: Flamingo de James, Flamingo Andino e Flamingo Chileno. Para ver de perto só mesmo com binóculo ou zoom das câmeras (lembre-se de levar uma com zoom potente para ter registros especiais da ave), já que para preservação das espécies que vivem ali é limitada a distância até a lagoa onde ficam a maioria dos animais. Mesmo assim, uma parte maior da Lagoa que fica mais próxima a parte onde os turistas têm acesso também recebe algumas aves, o que faz com que a proximidade seja maior. É exatamente nesse ponto que paramos para assistir ao pôr do sol sentados confortavelmente em mesinhas estrategicamente localizadas e com comidas e bebidas oferecidas pelo Explora Atacama a seus hóspedes.

parque-dos-flamingos-atacama

parque-dos-flamingos-atacama 2

Mesmo no inverno, o sol forte ao cair da tarde fez com que não precisássemos usar roupa de frio nesse passeio, embora em toda a viagem estivéssemos bem protegidos pelas roupas da Loja Benevento. O uso de filtro solar e óculos escuros é super importante para aproveitar de forma correta o passeio (usamos o modelo Chromance da Ray-Ban). Como já disse, vale levar uma câmera melhor para poder fazer as fotos com zoom e depois compartilhar a beleza da Laguna Chaxa nas redes sociais. Nós, por exemplo, mostramos nosso passeio enquanto estávamos conhecendo o Salar do Atacama nos stories graças a conexão do Mysimtravel que funcionou muito bem nesse ponto do deserto.