Latam firma acordo com a Delta

No dia 26 de setembro do ano passado anunciamos a compra de 20% da Latam por parte da Delta. Desde então, a companhia brasileira está trabalhando para manter acordo com outras aéreas e programas de fidelidade. A saída da oneworld foi anunciada no mesmo dia da venda e entrará em prática a partir de 01º de maio. Depois de firmar parceria com a maioria das companhias aéreas da antiga aliança, a Latam anuncia agora que firmou o já esperado acordo com a Delta Airlines.

A principal mudança desde a compra de parte das ações da Latam pela Delta era justamente essa alteração. A companhia que até então pertencia a oneworld e tinha parceria com a American Airlines sairia da aliança e firmaria acordo bilaterais com a maioria das companhias aéreas que participavam, trocando a American Airlines (uma das principais da onewrold) pela Delta. No início deste mês a companhia aérea anunciou o acordo com as principais empresas da oneworld e logo depois a parceria conjunta com Air France, KLM e Virgin Atlantic. Já neste dia a Delta estava junto do acordo, mas agora foram revelados mais detalhes da parceria entre a Latam e a Delta.

A partir do dia 01º de abril de 2020 os clientes LATAM Pass poderão acumular e resgatar pontos em voos da Delta para mais de 300 destinos em todo o mundo. Da mesma forma, os clientes Delta Skymiles poderão acumular e resgatar pontos em voos da LATAM para 145 destinos em 26 países nos cinco continentes. As companhias também pretendem expandir o acesso às salas VIPs para mais aeroportos nas Américas e estabelecer mais benefícios para os passageiros frequentes durante o primeiro semestre de 2020. Mas já a partir de hoje, através de acordo de codeshare, já estão sendo vendidos bilhetes entre Delta e LATAM Airlines Peru (para voos operados a partir de 29 de março de 2020), e LATAM Airlines Equador (voos a partir de 15 de março de 2020).

Para a Latam Brasil, o acordo entrará em vigor durante o primeiro semestre de 2020 e está sujeito à aprovação regulatória. Essas mudanças fazem parte do trabalho em andamento para implementar o acordo anunciado por LATAM e Delta em setembro de 2019. O acordo prevê uma aliança estratégica para combinar as malhas aéreas altamente complementares das companhias e oferecer aos clientes uma experiência de viagem única e com maior conectividade, para mais de 435 destinos em todo o mundo, sujeita às aprovações regulatórias.