Com venda para Delta, Latam sairá da Oneworld

Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Delta Airlines anunciou acordo para comprar 20% da Latam. A negociação no valor de US$ 1.9 bilhão virá junto de um investimento de US$ 350 milhões na parceria com a companhia aérea latino-americana. A maior mudança já anunciada com a novidade será a saída da Latam da Oneworld, da qual a American Airlines (principal concorrente da companhia norte-americana) é a principal companhia aérea.

Segundo o diretor executivo da Delta, Ed Bastian, com a saída da Oneworld a Latam terá várias oportunidades para crescer junto com a Delta. A mudança mais óbvia seria a entrada no SkyTeam, capitaneado pela Delta, mas as primeiras informações dão conta que a Latam não pretende seguir esse caminho.

ATUALIZAÇÃO: Em entrevista aos site Melhores Destinos, Jerome Cadier (CEO da Latam) afirmou que a companhia aérea deve manter compartilhamento de voos e programas de fidelidade com a British e a Iberia. Ainda, segundo o executivo já está definido a continuidade da parceria com a Qatar Airways, que inclusive tem 10% de ações do grupo Latam.

Com a negociação a Delta ampliará sua presença na América Latina, região em que a American Airlines tinha uma presença maior. Foi anunciado também que a Delta venderá os 9% que detém da Gol Linhas Aéreas. A companhia aérea norte-americana terá assento no conselho de diretores da Latam e poderá obter uma aliança estratégica que alcançará o Brasil, maior mercado da América Latina, e outros países com o qual os Estados Unidos têm acordo de céus abertos: Chile, Colômbia e Peru.

As aprovações pelas autoridades regulatórias poderão levar cerca de dois anos segundo a previsão da Delta.