Viajantes decoram casa com lembranças de viagem

Em tempos de distanciamento social, olhar um objeto em casa que trouxe daquela viagem especial pode ser um gatilho? Mas, fato é, que muitos viajantes gostam de trazer lembranças para lembrar daqueles momentos especiais. Segundo levantamento do Booking.com, plataforma de reserva de hospedagens, três em cada quatro brasileiros (76%) se sentem motivados até mesmo a redecorar a sua casa inspirados nas viagens.

booking1

A jornalista Renata Araújo (@youmustgoblog) inclusive usou muitos dos objetos que trouxe de suas inúmeras viagens para fazer uma quarentena diferente. “Usei vários deles pra decorar as mesas de acordo com a gastronomia: mexicana, espanhola, chinesa, japonesa, árabe, etc”, conta. Ela disse que adora comprar bonequinhos e esculturas típicas de cada país, além de objetos de decoração.

Os artigos mais comprados pelos turistas brasileiros, segundo o levantamento, são objetos de artesanato local (68%). É uma das lembranças que Geraldo Figueirôa (@blogpapodeturista) costuma trazer das viagens, além de copos, ímas de geladeira, utensílios de cozinha e garrafas de Absolut que coleciona. Ele afirma que não pensa nas viagens para decoração da sua casa de forma direta, “mas em todos os ambientes você encontra algo trazido de uma viagem”.

Geraldo está também nas estatísticas do segundo e terceiro tipos de objetos mais comprados em viagens: pequenos souvenirs (como imãs de geladeira – 35%) e utensílios para a cozinha (31%). Cesar Trifone (@cesarporai), além de ímãs, também coleciona copos de shot dos países que viaja. Ele até fez um móvel para colocá-los e deixar a coleção a mostra na sua casa. Além disso, costuma trazer  alguns objetos diferentes. “Sempre que estou viajando penso em algo que posso colocar em algum canto da casa”, explicou. Aliás, ímã foi certamente o objeto mais citado entre todas as pessoas que conversamos para a matéria. Thailise Monteiro (@thatamonteiro) tem uma explicação: “É barato e não pesa na mala”.

Um terço dos brasileiros pesquisados (33%) afirmam até que gostariam de redecorar a sua casa para relembrar suas férias por meio do design de interiores. Mas como o orçamento já fica mais apertado por ter curtido a viagem, muitos acabam “transformando” os ambientes através de lembranças que trazem das aventuras pelo mundo.

É o caso da Ana Matoso (@vibrenaviagem) que adora elefantes e por isso sempre tenta trazer algum quando viaja. “Quando eu olho, lembra um pouco da viagem”, afirmou. Já Juliana Nakad (@natripdaju) prefere não ir para a viagem já planejando algo para comprar. “Busco algo que me toca para lembrar da viagem. São objetos sortidos já que minha casa não tem um estilo único, com isso consigo misturar bem”, explicou Ju. Ela ainda disse ainda que adora quando amigos próximos trazem presentes de viagem algo que combina com a casa. “Mesmo de países que eu não visitei, olho aquilo e penso que veio de determinado lugar e lembro de quem me deu. Isso me faz entrar em contato com o mundo, com a minha lista de desejos”, finaliza. É o mesmo caso da Claudia Liechavivius (@claudia_liechavicius) que afirma que a decoração da sua casa reflete a história da sua vida. “De cada país eu escolho um objeto e geralmente trago na mão, porque são peças delicadas”, explica Claudia, que ainda viaja só com mala de mão.

Nem só os objetos trazem recordações da viagem, mas em alguns casos a compra deles acaba virando uma recordação engraçada. É o que aconteceu com Gabriela Temer (@jujunatripblog), que teve sorte de não perder a volta pra casa. “A gente estava vindo de La Paz para Lima e tinha uma conexão de quatro, cinco horas. Como perto do aeroporto tinha um lugar pra comprar cerâmicas, achamos que seria tranquilo. Mas pegamos um mega trânsito e só não perdemos o voo porque ele atrasou”, lembrou. Nathalia Tosto (@nathaliatosto) também passou por uma situação curiosa. Lembra de quando comprou um objeto em Barcelona. “Eu comprei um pote de louça lá, mas tinha bebido na hora. Quando fiquei sóbria vi que era, literalmente, um elefante branco enorme. Meu marido, que na época nem era casado ainda, quis me matar”, conta se divertindo.

E se você está se perguntando se eu, editor desse site, não trago nada das viagens… Bom, além de alguns objetos que decoram a minha casa, em todos os lugares que viajo compro um enfeite pra Árvore de Natal. Todos os anos a montagem vira um evento entre amigos (alguns trazem de presente das suas viagens também) onde vamos recordando as aventuras que tivemos pelo mundo!