9 locais para apreciar Lisboa do alto

Que tal apreciar Lisboa do alto? Pois é, são inúmeros locais para ter uma vista incrível da cidade, do rio Tejo e da imensidão azul que hipnotizou os portugueses a saírem em suas caravelas na época do descobrimentos. Reuni neste roteiro locais que são atrações turísticas ou apenas ótimos vista points perfeitos em Lisboa.

Começando pelo bairro de Alfama – clique para conhecer as atracões do bairro -, o ponto mais óbvio para ver Lisboa do alto é o Castelo de São Jorge. Já contei mais detalhadamente a história do Castelo, mas por ser uma construção no alto de uma colina, certamente a vista faz parte de toda a visita. Do terraço, podemos ter uma vista do horizonte e azul do rio emoldurado pelos telhados das casas da Alfama, dando um verdadeiro contraste de cores. O mesmo pode se observar do Miradouro Santa Luzia, que é destino certo dos lisboetas para curtir o final de tarde, cuja vista é bem parecida com a do castelo, mas eu gosto mais, ja que estamos mais para baixo e conseguimos ver de forma mais clara as casas coloridas em contraste com o azul do rio.

vista miradouro santa luzia

Saindo de Alfama, passando pela região mais central de Lisboa, vale a pena subir o Arco do Triunfo da Rua Augusta. Com vista para a Praça do Comércio e o rio Tejo, voce estará do alto de um grande marco histórico da capital portuguesa. O Arco da Rua Augusta começou a ser construído em 1775, para celebrar a recuperação da cidade após terremoto de 1755, mas só foi terminado em 1873, em um projeto do arquiteto Veríssimo José da Costa. O acesso é feito por um elevador.

Caminhando à beira do Tejo, chegamos ao bairro de Belém. O bairro abriga três grandes construções de onde se tem uma vista da cidade por outro ângulo. Uma delas é a famosa Torre de Belém, construída em 1521 como uma fortaleza no meio do Tejo. Foi ponto de partida para as grandes viagens em busca das rotas do comércio. A estrutura com torres de vigia em estilo mourisco se mistura ao interior gótico sob o terraço, que foi depósito de armas e prisão. A visita à Torre de Belém é feita de terça a domingo das 10h às 17h ou até 18h de maio a setembro. No primeiro domingo do mês e em feriados, o acesso é gratuito.

Outro local para apreciar a vista não só do Tejo mas de toda Lisboa é o Padrão dos Descobrimentos. Construído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador, o monumento tem 52 metros de altura, e homenageia os navegantes e patronos reais envolvidos na Era dos Descobrimentos. Dizem inclusive que foi a partir desse ponto que saiu a caravela que descobriu o Brasil. Para chegar ao topo do Padrão, basta pagar um ingresso e o acesso é feito por elevador. A visita funciona de terça a domingo das 10h às 18h, e até às 19h no verão.

Mais recente construção em Belém, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, apresenta no alto de sua estrutura um singelo vista point, que não permite ver Lisboa do alto, mas dá um belo panorama do Tejo e da Ponte 25 de Abril.

vista de belem

Saindo de Belém, vamos para a Baixa, mais especificamente para o Elevador de Santa Justa ou Elevador do Carmo. Construído no início do século 20, o elevador em estilo neogótico tem projeto do arquiteto francês Raoul Mesnier du Ponsard, um aprendiz de Gustave Eiffel. Todo feito em ferro e decorado com filigrana, o elevador permite o acesso da Baixa para a Cidade Alta, dentro de sua cabine revestida em madeira e acessórios de latão. Para chegar ao ponto mais alto, basta subir uma pequena escada em espiral e de lá teremos uma vista incrível de toda cidade de Lisboa, incluindo a Praça do Rossio.

vista elevador santa justa

Que tal apreciar a vista de Lisboa tomando um bom drink e ouvindo uma boa música? Essa é a proposta do Sky Bar, no rooftop do Tivoli Avenida Liberdade, hotel da Leading Hotels of the World que nos recebeu na cidade. O local é aberto também a não hóspedes, então é uma ótima pedida para curtir o visual de final da tarde, quando acontece um happy hour especial.

As opções acima proporcionam ver Lisboa do alto a partir de alguns ângulos, mas tem um local onde a vista é de 360 graus. O Amoreiras 360º Panoramic View foi a nossa escolha para assistir ao pôr do sol em Lisboa. Localizado no topo do Amoreiras Shopping Center, o local tem uma vista de toda a cidade e do rio Tejo. Senti falta de um bar ou atividade lá no alto, mas quando subi ventava muito, então acredito que seja esse o motivo de se tornar apenas um vista point em Lisboa. Para subir, é preciso comprar um ingresso no balcão de informações no 1º piso do shopping e seguir as indicações para pegar o elevador que dá acesso ao topo.

amoreiras 360

Outros locais na cidade são ótimos para ver Lisboa do alto, mas alguns não cheguei a visitar, então se você tem alguma dica de vista point imperdível, deixe seus comentários. Em Lisboa, fomos recebidos também pelo Iberostar Lisboa. Faça sua reserva nele e no Tivoli Avenida Liberdade pelo nosso link da Booking e ajude a manter o Maior Viagem sempre atualizado. Viajando para Portugal, leve seu chip Mysimtravel para se manter conectado 24 horas por dia.