5 locais para ver a cidade do Porto de cima

Dizem que para ter uma verdadeira noção da cidade que está visitando, basta ter uma vista de cima para ter um panorama completo. Tanto que muitos destinos têm como principal ponto turístico torres, edifícios e até morros para que o turista tenha um ponto de vista diferente da cidade. Neste roteiro, reuni cinco locais para ver a cidade do Porto de cima.

No centro histórico do Porto, dois locais são perfeitos para essa vista superior. O primeiro é a Torre dos Clérigos (A), com 75 metros de altura. Do topo é possível ter uma vista 360 graus da cidade, assim como observar o curso do rio Douro. Interessante notar nos beirais, comparações entre a altura da Torre dos Clérigos e outras torres/edifícios famosos do mundo, assim como a distância entre ela e outros pontos da cidade. Para ter essa vista do alto da torre, é preciso comprar um ingresso vendido no local. Conto com mais detalhes como foi a subida até o topo.

Ainda no centro histórico, perto da Estação de Trem de São Bento, está a Catedral da Sé (B), um dos mais antigos monumentos de Portugal. Por estar situada em um ponto alto da cidade, a partir da praça central – Terreiro da Sé – se tem uma vista de boa parte da cidade, incluindo a Torre dos Clérigos ao fundo. À medida que vamos descendo em direção ao Rio, podemos ter uma visão de outros ângulos do Porto. Aproveite para ler mais detalhes sobre a Catedral e outras igrejas do Porto.

vista centro porto

Mas o melhor ponto para ter uma vista perfeito do Porto é de Vila Nova de Gaia. Mas antes de chegar ao distrito que fica do outro lado do Rio, um outro local para ver o Porto de cima é do alto da Ponte D. Luís I. A ponte começou a ser construída em 1881, sob projeto de Theóphile Seyrig, discípulo de Gustav Eiffel, que projetou a torre parisiense. Por isso, a semelhança não é mera coincidência. A ponte foi inaugurada em 1886 e em 1996, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com 395 metros de comprimento e 8 metros de largura, apresenta dois pavimentos e um formato de meio arco, considerado o maior arco do mundo forjado em ferro. No pavimento de cima, atualmente passa o metrô, que atende tanto a cidade do Porto como Vila Nova de Gaia, permitindo um melhor fluxo entre ambos. No pavimento de baixo, carros dividem espaço com os pedestres. De ambos os pavimentos é possível tem uma bela vista do Porto, mas claro que do segundo pavimento, a vista é melhor, mesmo estando dentro do metrô. Saiba como andar de metrô no Porto.

vista ponte dom luis

A partir de Vila Nova de Gaia, um ponto histórico para ter uma excelente vista do rio Douro, da ponte D. Luís I e da cidade do Porto é o Mosteiro da Serra do Pilar (C). Por estar localizado em uma área elevada de Vila Nova de Gaia, a vista do pátio em frente ao mosteiro já é muito boa, mas quem faz a visita guiada, pode desfrutar de uma vista especial do alto da cúpula do mosteiro.

Quem quiser ver o Porto de cima enquanto faz uma refeição pode aproveitar a vista do Barão Fladgate, restaurante que fica dentro da cave da Taylor’s. Quem quiser apenas tomar um drink, nossa sugestão é o bar do The Yeatman (D), hotel Relais & Chateaux, que fica em frente à cave da Taylor’s. Mesmo quem não está hospedado no hotel, pode aproveitar a varanda do bar e fazer como nós, que experimentamos uma das bebidas da carta de drinks, enquanto apreciávamos a vista da cidade. Claro, quem fica hospedado no hotel, pode ir dormir e acordar com essa vista.

vista porto vila nova de gaia

Como bônus, sugiro assistir ao pôr-do-sol à beira do Douro, ainda em Vila Nova de Gaia. Mesmo não vendo o Porto de Cima, podemos ver o sol se pôr atrás da cidade, dando um colorido diferente às casas e tabernas que beiram o rio.

por do sol rio douro

No Porto, nos mantivemos conectados 24 horas utilizando o chip internacional do Mysimtravel. Ficamos hospedados no hotel Infante Sagres a convite da Small Luxury Hotels of the World. Leia nosso review sobre o hotel e faça sua reserva por este link, assim você ajuda o Maior Viagem a se manter no ar, sem pagar nada a mais por isso.