Arte, cultura e gastronomia no Lower East Side de Nova York

Entre Lower Manhattan e o Brooklyn, o Lower East Side de Nova York costumava ser uma área habitada pelos imigrantes e classes mais baixas. Com o passar dos anos, a região vem se tornando uma área descolada e eclética da cidade, abrigando museus, restaurantes e atividades que fazem com que os visitantes possam vivenciar arte, cultura e gastronomia por lá. 

Entre os clássicos culturais está o renovado Eldridge Street Museu localizado na Eldaged Street Synagogue. Inaugurada em 1887, a sinagoga foi a primeira casa de culto construída na América por imigrantes judeus da Europa Oriental. Um pouco mais recente, fundado em 1977, o New Museum é o único museu dedicado à arte contemporânea de Manhattan. Respeitado internacionalmente pela inovação e pelo alcance global de seu programa curatorial, o museu está aberto ao público de terça a domingo.

Na parte gastronômica, o Russ & Daughters é o templo de peixes defumados e em conserva, localizado no no mesmo bairro onde, há mais de cem anos, seu fundador, Joel Russ, vendia cogumelos poloneses em cordas penduradas nos ombros. A região também abriga a Katz’s Delicatessen, lanchonete clássica de Nova York, onde o pastrami é uma das especialidades, que incluem salame, knishes, sopa de bola de matzo e outras delícias salgadas.

Entre as novidades gastronômicas, o restaurante malaio Kopitiam reabriu na East Broadway com opções de café da manhã no estilo malaio, macarrão picante de gergelim e bolo de favo de mel. Um detalhe é que os ingredientes são provenientes diretamente da Malásia ou mercados próximos. O Gem, primeiro estabelecimento do chef de cozinha Flynn McGarry, durante o dia funciona como uma cafeteria e à noite se transforma em um ambiente para jantar com refeições de 12 a 15 pratos. Em breve, o Essex Street Market, o mercado público mais histórico de Nova York se mudará para uma nova e mais moderna casa no Essex Crossing. O espaço dará as boas-vindas aos fornecedores existentes e acomodará eventos privados, além de convidar uma coleção de novos fornecedores e restaurantes para se juntar à família Essex Street Market. Previsão para outubro deste ano.