Cinco lugares para ver a Aurora Boreal

Todo viajante sonha em um dia ter a chance de assistir a um dos espetáculos naturais mais bonitos da terra. Natural de regiões mais afastadas do centro do globo, o fenômeno óptico meteorológico encanta pela mistura de cores e pelo toque de magia que proporciona aos que o presenciam. Mas é preciso saber os melhores lugares para ver a Auroa Boreal. Pensando nisso, procuramos a a Interpoint Viagens & Turismo, agência de viagens especializada em experiências de luxo e inverno, que nos listou os melhores destinos.

Embora a Lapônia, no norte da Escandinávia, ocupe uma região compreendida por quarto países diferentes – Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia – a pequena cidade de Alta, situada em solo norueguês, figura entre os melhores lugares para ver a Aurora Boreal. O destino inclusive é conhecido como a “Cidade das Auroras Boreais”, já que no final do século XIX montou o primeiro observatório de Auroras Boreais do mundo. Quem viajar para lá pode aproveitar para também fazer passeios com um grupo de huskies, encontro com o Papai Noel e visitas à importantes pontos turísticos da capital Oslo.

Ainda na Lapônia, mas no outro 1/4 da fronteira, a cidade de Ivalo, na Finlândia, também é uma excelente opção. Com temperaturas pra lá de negativas durante o inverno (cerca de -30º), o destino torna a expectativa de apreciar o fenômeno meteorológico semelhante à vivência na Noruega, mas com uma grande diferença. O hotel Igloo Village Kakslautannen oferece quartos em forma de iglu com abóbodas de vidro. Com isso, esse se torna um dos lugares para ver a Aurora Boreal mais especiais do mundo, afinal pode ser feito da própria cama.

O Alasca é um dos lugares para ver a Aurora Boreal mais populares do mundo. Seu clima gélido, com temperaturas abaixo de zero, é um convite à contemplação do fenômeno. Por lá, duas cidades se destacam na busca pelas luzes árticas –  Anchorage e Fairbanks. O primeiro, não é muito indicado pela grande incidência de chuvas. Já o segundo, é um dos melhores pontos de observação do mundo por uma série de motivos. Entre eles o fato de que Fairbanks está situada bem pertinho do Círculo Polar Ártico, na chamada zona da aurora, o que propicia a reincidência do atrativo. Em média, a aurora chega a ser registrada em oito de cada dez dias. Os melhores pontos de observação ficam em colinas e highways que oferecem vista livre para o horizonte.

Há pelo menos 20 lugares para ver a Aurora Boreal no Canadá, mas o melhor deles é a cidade de Whitehorse, no norte do país, no território de Yukon. A cidade, aliás, guarda uma peculiaridade bem interessante para os turistas, já que é considerada pelo livro dos recordes, o Guinness World Records, como a cidade com o ar mais puro do mundo. Situada bem pertinho do Alasca, a região é muito forte no ecoturismo, atraindo viajantes de todas as partes do mundo atrás de trilhas e caminhadas que levam a cenários de tirar o fôlego.

Para finalizar, na Islândia não é preciso ir ao norte do país para ver a Aurora Boreal. Na própria capital, Reykjavik, é possível contemplar o fenômeno. Para uma experiência completa, basta se deslocar um pouquinho da cidade para garantir “ingresso” ao show de luzes, que é igualmente deslumbrante. Outras belezas naturais também se destacam em pacotes ao destino, como praias de areias negras, montanhas, formações vulcânicas, gêiser e outras maravilhas.