Maratonas em outubro movimentam o turismo

A paixão pela corrida tem levado atletas a literalmente percorrer o mundo. O calendário de maratonas internacionais inclui as principais metrópoles, mas também apresenta cidades menores, que esbanjam charme e podem ser uma boa opção se o maratonista quiser esticar a temporada além do domingo de competição. Confira as principais maratonas em outubro. 

No próximo dia 08 de outubro, acontece a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos. Em comemoração ao 40º aniversário da maratona que é feita com apoio do Bank of America, são aguardados mais de 700 mil corredores com intuito de colocarem seus nomes nos livros de recordes. A Maratona de Chicago faz parte das “World Marathon Majors”, dando a ela o selo de uma das melhores do mundo. Os hotéis costumam ficar perto da largada e da chegada, no Grant Park, de fácil acesso a pé, sendo um evento que movimenta o turismo da cidade, que espera receber corredores de mais de 100 países e de todos os Estados americanos.

No dia 15 de outubro é a vez da vizinha Argentina receber os corredores para a Maratona de Buenos Aires, que se torna cada vez mais a maratona internacional preferida dos brasileiros. Além da capital argentina ser muito semelhante a capitais europeias e ser uma cidade agradável para o turismo, a proximidade com as principais capitais do país acaba sendo um dos principais fatores na hora da escolha. Eleita a melhor maratona sul-americana de 2009 pela organização All-Athletics.com, a prova de Buenos Aires faz jus ao título recebido. Com um percurso que se inicia e termina na Av. Pres. Figueroa Alcorta, em Palermo, a prova de 42 km é uma boa opção para quem quer conhecer o que a capital argentina tem a oferecer, muito além do tango.

No final do mês, no dia 29 de outubro, Lucerna mostra o lado hospitaleiro dos suíços, com milhares de corredores sendo apoiados pelas ruas por uma grande e entusiasmada multidão. O percurso da competição passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Ponte da Capela e as torres; por construções históricas na cidade velha e as mais modernas, símbolos do design suíço; com o ponto alto de entrar no estádio de futebol moderno do FC Luzern e pelo Centro de Convenções KKL, construído pelo renomado arquiteto Jean Nouvel. Quase todo o traçado é às margens do Lago Lucerna e com a visão do impressionante panorama montanhoso da Suíça. Com vida noturna efervescente, diversos restaurantes e lojas de gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições, a cidade é porta de entrada para conhecer a região do Lago Lucerna, ao conciliar a prova esportiva com turismo.