Marquesa de Pompadour inspira suíte em hotel de luxo

O Le Meurice tem sido sinônimo de elegância francesa desde 1835, com a sua decoração suntuosa que data do século XVII. Duzentos anos depois, o hotel continua esta homenagem com o requinte do século XVIII e uma suíte completamente nova, nomeada em homenagem à Marquesa de Pompadour.

O primeiro hotel palácio em Paris sempre inspirou-se na favorita do rei, patrona e mulher de bom gosto, que deixou sua marca na arte de viver encapsulada em um hotel de duzentos anos. Patrona das artes, símbolo da feminilidade e paixão, a Marquesa desempenhou um papel no desenvolvimento do estilo de Louis XVI, que foi um importante ponto de partida para dourado luxuoso do período anterior.

Ao primeiro passo para dentro da suíte, entra-se em um devaneio de viajante. Um busto de Madame de Pompadour, reproduzido à partir de um original pela Manufacture de Sèvres, enfrenta trompe l’œil dioramaque mostra a Marquesa em frente ao seu castelo. Esta reprodução artística incrível evoca as lanternas mágicas, que eram muito populares na época.

O designer Philippe Starck renovou os restaurantes do hotel em maio do ano passado e Charles Jouffre foi o escolhido para o desafio de criar a Suíte Pompadour no estilo de uma residência real. As oficinas de Charles Jouffre definiram o tom para este projeto, que envolveu um número de artesãos altamente respeitados, com experiência com seda by Prelle, decorações by Declercq e lustres by Lucien Gau. Com uma mistura perfeita de clássico e moderno, os apartamentos Madame de Pompadour incorporam automação intuitiva e a mais avançada tecnologia para proporcionar aos hóspedes o máximo de conforto.

Todos os três quartos da Suíte Pompadour estão em harmonia: os tons pasteis dos painéis de madeira com os tecidos luxuosos, as lâmpadas rosa cobre ao lado das lãmpadas formam um vínculo inconsciente com o trabalho de Philippe Starck e a decoração do teto reafirma o caráter da decoração do século XVIII .