Maya Bay permanece fechada para visitantes

Um dos motivos pelo qual devemos pensar no turismo consciente e sustentável pode ser claramente exemplificado no caso de Maya Bay. A praia tailandesa outrora paradisíaca viu, com o aumento do número de visitantes, sua biodiversidade ameaçada. Fato é que após uma interdição de quatro meses em julho de 2018, a praia permanecerá fechada para novos visitantes.

Segundo o diretor da Agência de Parques Nacionais da Tailândia, Songtham Sukswang, a interdição de quatro meses não foi suficiente. Ao que indica Sukswang, serão necessários de 12 a 24 meses para o meio ambiente se recuperar, incluindo o recife de coral, mangue e a praia. Com isso, o número de visitantes que chegava a 6 mil por dia, terá que ser reduzido a zero, já que a alta frequência de turistas é um dos motivos pela ameaça ao ecossistema de Maya Bay.

A praia ficou conhecida graças ao filme “A Praia” com o ator Leonardo di Caprio em 2000, e desde então se tornou um dos principais cartões postais da Tailândia, junto com os grandes templos de Bangkok. A forma mais fácil de chegar a Maya Bay era – até então – de barco a partir das ilhas turísticas Phi Phi, Phuket e Krabi. Vamos torcer para que o meio ambiente consiga se reerguer o quanto antes e que após esse período, as organizações de turismo tailandesas tenham controle maior do número de visitantes.

Se vai conhecer a Tailândia, não desanime por causa dessa notícia. Faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa. Lembre-se, turismo consciente, sempre!