Conheça Mechelen, cidade belga na região de Flandres

A região de Flandres, ao norte da Bélgica inspira e transpira artes plásticas nas mais variadas vertentes, da tradicional à vanguardista. Neste verão, a vocação é reafirmada com inaugurações e projetos no circuito das visuais na cidade de Mechelen, que recebe um novo museu dentro de um palácio.

Mechelen, conhecida como a capital da “Burgundian Netherlands”, foi o local escolhido para abrigar o recém-inaugurado Museum Hof van Busleyden. Um majestoso palácio renascentista abriga o museu que é um espaço dedicado ao Renascentismo dos séculos 15 e 16,  época em que o ser humano “se tornou” o centro do universo. As obras expostas trazem um misto de urbanidade – especificamente sobre Mechelen – e a relação com poder.

A galeria Cities Are Made By People refere-se à Mechelen de hoje, tendo como destaque a escultura Poupées de Malines/Mechelse Popjes, em madeira. Uma outra ala, dedicada a discutir poder, nobreza e as implicações nas artes, também aguarda os visitantes. O museu destaca o retrato de Hiëronymus van Busleyden, nobre de uma família abastada de Luxemburgo e ex-membro do Great Council, cujos restos mortais se encontram na catedral de Sint Rombouts. Outras áreas do Hof van Busleyden também são dedicadas à nobreza e às relações de autoridade, como a The Ground of Things. O museu também homenageia Margaret of Austria, nome importante para a literatura e para a música locais, com obras e registros históricos, a exemplo do caderno de anotações da entusiasta das artes.

Mechelen ainda reserva outras atrações para quem quer conhecer a cidade. Pontos turísticos locais, como a Torre de St. Rumbold (St. Rumbold’s Tower), o Watchmaker’s Museum e o Toy Museum são imperdíveis na cena cultural. Um passeio de barco no Inner Dyle e um walking tour com guia especializado, completam a experiência nessa cidade, que dependendo da data, ainda recebe festivais de música e de cerveja. Faça a sua reserva de hotel através deste link e levar seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.