Quais meios de locomoção usar na viagem?

Planejar uma viagem vai além de comprar a passagem. Uma das preocupações, em especial quando se visita muitas cidades ou países em uma mesma viagem, é qual meio de locomoção escolher. Em contato com a gerente de ​transportes da CI – Intercâmbio e Viagem, Giana Verde, reunimos algumas dicas sobre as três formas de locomoção mais utilizadas por quem viaja no exterior.

As principais escolhas dos viajantes são carros alugados, trens e companhias aéreas low-cost (de baixo custo). As viagens de trem são as preferidas para quem visita vários países próximos em uma mesma viagem, como nos roteiros pela Europa. Nós já usamos várias vezes e contamos nossas experiências, mas alguns detalhes são importantes como o planejamento ao montar um roteiro de acordo com o itinerário da linha, para conseguir conectar os destinos da melhor forma possível e economizar. Além disso, outras vantagens dessa opção é a possibilidade de pernoitar no trem, poupando diárias de hotel, e observar melhor a paisagem ao redor. Dependendo do tempo que passará nos destinos, talvez não compense usar o trem, porque as viagens são mais demoradas que avião, por exemplo.

Falando em avião, este é outro meio de locomoção muito procurado em uma viagem e as companhias aéreas low-cost surgiram como opções mais baratas para quem quer viajar de avião entre cidades e países, principalmente na Europa. Essas empresas oferecem voos com tarifas muito econômicas, alguns trechos podem sair por menos de €20, uma vez que as companhias não oferecem o serviço de bordo tradicional. Algo que deve ser levado em conta ao escolher essa forma de locomoção é a política de bagagem, que muda de uma empresa para outra, então, é preciso estar atento às especificações da empresa aérea. O conforto também não é como nas companhias tradicionais, o espaço entre os assentos, por exemplo, pode ser reduzido e os bancos não são reclináveis. Mas, não se preocupe, os aviões são seguros e as companhias seguem todas as leis que regulamentam o espaço aéreo.

E quando alugar um carro? Na Europa, exceto na Áustria, Grécia e Itália, os turistas podem dirigir apenas com a habilitação brasileira, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias. Para outros lugares do mundo, é possível emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do seu estado. A grande vantagem de alugar carro é a flexibilidade de horário e a possibilidade de parar onde quiser no meio do roteiro. A vantagem também pode ser no bolso, ainda mais se o grupo de pessoas for grande, já que dividir o aluguel de um carro pode ser mais econômico do que comprar passagens de trem ou avião para todos. Mas, para não se tornar cansativo, o ideal é que mais de um membro do grupo saiba dirigir.

Leia mais:

Aplicativo da Rentcars.com facilita aluguel de veículos

Dicas para alugar carro em viagem

Alugando carro em Orlando com a Dollar