Aplicativo revela os melhores restaurantes do mundo

Aconteceu no final de 2017, em Paris, a quarta edição de “La Liste”. Com a presença dos mais renomados chefs e restauranters do mundo, foi anunciada a edição de 2018 da Lista dos 1000 melhores restaurantes do mundo, baseada na compilação de guias e sites de opinião. Além disso, a lista que está disponível em um aplicativo multilíngue traz uma impressionante seleção de 15.000 endereços em 165 países.

Realizada por uma equipe internacional de especialistas comandados por Philippe Faure, La Liste tem o objetivo de criar a melhor seleção gastronômica internacional, servindo de referência para gourmets em todo o mundo. A lista dos 1000 melhores restaurantes do mundo é baseada em um algoritmo com mais de 550 fontes gourmets especializadas, incluindo guias estabelecidos (por exemplo, Michelin), revistas de referência (por exemplo, New York Times), além de sites de opiniões reconhecidos.

O grande vencedor foi o Guy Savoy (Paris), seguido pelo Le Bernardin (Nova York), Kyubey (Tóquio), Alain Ducasse au Plaza Athénée (Paris) e Restaurant de L’Hôtel de Ville (Crissier). Os brasileiros que constam na lista são Olympe (Rio), D.O.M (São Paulo), Fasano (São Paulo), Jun Sakamoto (São Paulo) e Maní (São Paulo).

A edição de 2018 celebra mais uma vez a gastronomia japonesa, que é a mais representada no ranking com 134 restaurantes. A França, com 118 restaurantes, continua sendo o país com maior número de participantes. Aliás, o continente europeu merece destaque com representantes da Espanha (67), Itália, (55) Alemanha (52), Inglaterra (39) e França (38). Mas outros países estão fortalecendo a sua posição, é o caso Austrália (27), México (20), Áustria (18), Rússia (17), Canadá (14), Marrocos (12) e África do Sul (12).

A lista dos 1000 melhores restaurantes do mundo está estruturada em 3 categorias. O Top 1000, que reúne os restaurantes de acordo com os melhores guias e críticas gastronômicas; o Table’s d’Exception, quando é uma cozinha reconhecida e aclamada como uma das melhores do país ou região; e o Coups de Coeur, uma pepita local que representa uma gastronomia acessível. Com 16 mil estabelecimentos nessas 3 categorias, LA LISTE oferece uma cobertura geográfica impressionante, incluindo cidades secundárias e regiões mais distantes. Os viajantes encontram assim na lista restaurantes nos mais variados destinos.

O aplicativo do La Liste além de oferecer todas essas informações ainda funciona como ponte entre viajantes internacionais e restaurantes globais. Na versão “premium” do aplicativo é possível fazer reserva direta nos restaurantes mais disputados. O aplicativo permite ainda encontrar um bom restaurante em função da sua localização, seus desejos e seu orçamento; ter acesso às informações básicas como horário de funcionamento, tipo de cozinha, atmosfera e características; consultar as avaliações dos guias e críticas gastronômicas; reservar por telefone; e ainda ver como chegar aos restaurantes de carro ou transporte público. As informações dos 1000 melhores restaurantes do mundo também podem ser acessadas pelo site oficial.