Mercados apresentam toda a diversidade Sergipana

Ponto turístico obrigatório para quem visita Aracaju, os mercados do centro da cidade apresentam toda a diversidade cultural de Sergipe através de seu artesanato, crendices e culinária. Ao todo são três mercados, ligados pela praça onde acontece o Forró Caju (maior festa da cidade). Por isso mesmo é quase impossível conhecer a capital sergipana sem dedicar um tempo a esse local.

O mais famoso, e mais turístico, é o Mercado Antônio Franco, onde se encontra o famoso relógio ao centro. Ao longo de seus corredores, bancas apresentam o melhor da cultura local através do artesanato, mas também de bares e até salões de beleza. Na parte superior quatro restaurantes convidam os visitantes a conhecer também o melhor da culinária local. Existente desde 1926, o local já passou por algumas reformas, mas mantém tradições como a banca do Careca – que é um dos mais antigos por ali. Há espaço também para a literatura de cordel, tão importante para a região.

Mercado Antônio Franco

Na década de 40, com o crescimento da capital, o antigo mercado modelo Antônio Franco já não comportava mais o movimento da feira de Aracaju. Por isso, em 1949 o Mercado Thales Ferraz foi entregue a população e juntou-se ao anterior para formar o Mercado Municipal de Aracaju. Nessa segunda parte da visita ficam evidentes as crenças locais em barracas que misturam religião e todos os tipos de ervas para chás. É ali também que está, ao centro, o serviço de informações turísticas. Mas outro grande destaque são o Espaço do Beiju – onde se encontra muitas das delícias das culinárias locais como pé-de-moleque, mal-casado, tapiocas e claro os beijus – e os boxes que vendem queijos e as castanhas de todos os tipos. Impossível sair de lá sem experimentar todas essas delícias.

Mercado Thales Ferraz

Atravessando a praça onde acontece o famoso Forró Caju, do outro lado está o Mercado Governador Albano Franco. Ali o grande destaque é a variedade de frutas e verduras locais, onde se pode experimentar e levar algumas que são típicas no Sergipe, como o Cajá. Mas também é possível encontrar algumas bancas com todos os tipos de pimentas e até cachaças.

Mercado Governador Albano Franco

Um passeio pelos três mercados certamente te transportará para toda a efervescência da cultura sergipana e renderá muitas lembranças para você comprar e levar para casa. Seja o artesanato, a crença ou a culinária, alguma parte de Sergipe certamente irá chamar a atenção do visitante que levará uma lembrança de sua visita a Aracaju.