A história através das mesquitas na Turquia

Localizada no mediterrâneo, entre os continentes asiático e o europeu, a Turquia é um país rico em lindas paisagens naturais. Contudo, as construções feitas pelo homem reservam cenários incríveis e com muita cultura e história. Grande parte dessas construções são as mesquitas, que na Turquia ocupam a paisagem em diversos pontos do país.

Os templos islâmicos são imponentes e muito característicos da cultura turca. Com tetos feitos com abóbodas ou cúpulas, possuem minaretes, grandes torres que compõem o complexo das mesquitas. Os minaretes são para que os Almuadens façam as conhecidas orações diárias, que formam um dos cinco pilares da religião, e são realizadas cinco vezes ao dia. Só em Istambul, capital da Turquia, são mais de três mil mesquitas, por isso para conhecer sua história é possível fazer um roteiro pelas principais, cada uma com sua particularidade.

A Mesquita Azul (Sultan Ahmed – foto de capa) é um dos principais pontos turísticos de Istambul. A mesquita Azul foi construída pelo Sultão Ahmed entre 1609 e 1616 e seu interior é decorado com azulejo Inik, com padrão de cor azul, que lhe confere o nome. Ela foi construída para ser mais imponente que a Basílica de Santa Sofia, que também merece entrar no roteiro. Maior que a mesquita Azul, a Mesquita de Suleymaniye foi construída entre 1550 e 1557, por ordem do Sultão Süleyman I, “O Magnífico”, que foi um dos responsáveis pela expansão do então Império Otomano. Localizada na zona histórica de Istambul, tombada pela UNESCO como patrimônio mundial da Humanidade, sua construção foi obra do arquiteto Sinan, um dos grandes nomes do período Otomano, responsável também pela construção do cemitério que encontra-se em frente à mesquita. Nele, estão enterrados os corpos do Sultão Suleiman e de sua esposa.

A Mesquita de Eyüp foi erguida em homenagem a um companheiro de Maomé, perto de onde ele teria sido sepultado e por isso recebe seu nome. No complexo da mesquita tem um cemitério onde Eyup e objetos pessoais de Maomé estão enterrados. Por todo esse retrospecto, ela é um lugar de peregrinação de fiéis. Sua construção se deu em 1453 e teve fim em 1458. A Mesquita Semsi Pasha, localizada do outro lado do estreito de Bósforo, só pode ser acessada de barco. Ela é bem menor e mais simples que as descritas acima, porém seu encanto é igualmente magnífico. Vale lembrar que as mesquitas são templos de oração e adoração à Alá, então, por respeito, é necessário seguir algumas regras para entrar. As mulheres devem cobrir a cabeça, ombros e todo o corpo. Os homens devem usar calça e camiseta, além disso, é necessário retirar os sapatos.

Aproveite que vai conhecer as mesquitas na Turquia e faça a sua reserva de hotéis e compre o seu chip internacional para se manter conectado durante toda a viagem. Ao fazer através dos links dessa matéria, você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso.