Cidade do México comemora Frida Kahlo

Hoje, dia 06 de julho de 2017, é comemorado o 110º aniversário de Frida Kahlo. Assim, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre a artista visitando o lugar onde a ela nasceu, viveu com seu amor Diego Rivera durante muito tempo e onde se inspirou nas questões sociais de seu tempo criando seu revolucionário estilo de arte surrealista durante o período pós-revolução.

Considerada um mulher a frente do seu tempo, Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito. Aos 18 anos, sofreu um grave acidente ficando muitos meses entre a vida e a morte no hospital. Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama. Frida tentou diversas vezes o suicídio, mas foi em 13 de julho de 1954, que foi encontrada morta, após ter contraído uma forte pneumonia.

Conhecida por sua moda mexicana tradicional, autorretratos e cores brilhantes, a Cidade do México de Frida tem alguns lugares imperdíveis para conhecer. Um dos primeiros bairros da Cidade do México para conhecer é Coyoacán, onde vivia Frida. Os turistas podem apreciar suas cores artísticas e vibrantes, os sons, a música e os cantos isolados, juntamente com as ruas encantadoras, becos e locais emblemáticos, rodeados por novas casas barrocas espanholas, centros culturais, restaurantes, livrarias e galerias.

A famosa Casa Azul onde Frida viveu, se recuperou de seus traumas e morreu, hoje abriga o Museu Frida Kahlo. O lugar conta com pinturas originais feitas por ela, partes de sua vida com Diego Rivera e seu espaço de trabalho. Conhecida por sua roupa tradicional mexicana Tehuan, o museu atualmente conta com uma coleção especial de vestidos de Frida.

Outros dois museus que não podem deixar de ser visitados quando se fala em Frida Kahlo, são o Museu Dolores Olmedo e o Museu Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo. O primeiro é a casa da maior quantidade de peças de Frida Kahlo no mundo. O museu está organizando uma exposição de Frida a partir de julho até dezembro, com eventos especiais em homenagem à artista nos dias 08 (“Vida com Frida”) e 09 de julho (“Gracias Chabela”). Já o segundo, é o lugar onde Diego e Frida viveram juntos e trabalharam em suas respectivas artes. Na verdade, são duas casas separadas e conectadas por uma ponte, onde estão expostas muitas obras atuais de Diego.

Planejando conhecer mais os lugares em homenagem à Frida, reserve seu hotel na Cidade do México por aqui e ajude o Maior Viagem se manter no ar sempre atualizado com dicas como essa.