Férias no México em família

Está chegando o período de férias e escolher bem o destino para onde ir é primordial para fazer da viagem um momento especial. Aliar um destino que tenha praias paradisíacas e cultura é o ideal para aproveitar ao máximo o tempo de descanso, por isso uma viagem ao México em família pode ser uma ótima pedida. São inúmeros os atributos naturais e culturais que pautam os principais destinos turísticos do país.

É possível curtir o mar do Caribe, o oceano Pacífico e seu pôr do sol e o interior cheio de história e cultura, afinal o México é berço das civilizações maia e asteca, que figuram entre os povos mais evoluídos e complexos de todo o planeta. O povo mexicano, alegre, cordial e educado, é outra atração parte. Além da conhecia culinária que foi declarada patrimônio cultural inatingível pela Unesco. Preparações de sabores complexos, à base de feijões, milhos, pimentas, chocolates e baunilha, certamente vão agradar os pequenos e os adultos.

Das pirâmides de Teotihuacán aos mergulhos de Cancún, do nado com golfinhos de Nayarit à atmosfera colorida e genuína de Oaxaca, o que não faltam são opções para uma viagem ao México em família. Por isso, confira um pouco mais sobre cada um dos principais destinos mexicanos e escolha onde você quer ir curtir o período de descanso ao lado dos seus familiares.

Caribe

A península de Yucatán tem a combinação perfeita de um belo mar, areia clara e um bom hotel preparado para atender hóspedes de todas as idades, com serviços de babá e de recreação durante todo o dia. Cancún, Playa e Riviera Maya são os destinos mais famosos, mas a região tem muito mais a oferecer: Tulum e Chichen Itzá abrigam ruínas da civilização maia e podem fazer parte de um roteiro cultural. Para completar, parques de diversão, nado com golfinhos e tubarões, grandes tirolesas e excelentes mergulhos nos cenotes – as típicas grutas banhadas por águas cristalinas.

Riviera Nayarit

Banhado pelo oceano Pacífico, o estado de Nayarit apresenta um mix bastante eclético de possibilidades: programas de praia e de montanha. Você pode escolher entre a observação de baleias jubarte, desova de tartarugas marinhas, nado com golfinhos e passeio num mangue de crocodilos, ou  conhecer uma das tribos indígenas mais autênticas do México: os Huicholes sofreram pouquíssima influência espanhola e ainda mantêm costumes da era pré-colombiana.

Los Cabos

Esta região da Baja Califórnia ganhou o título de “aquário do mundo” de Jacques Cousteau. O Parque Marinho Nacional Cabo Pulmo é o lar de 300 espécies de peixes tropicais, mais de dois mil tipos de invertebrados e abriga o único sistema de corais rígidos da América do Norte. Já na Baía de La Paz, a atração é nadar com os tubarões-baleia. Há ainda o centro histórico de San José del Cabo, ponto de partida para conhecer mais sobre o período em que os jesuítas permaneceram na região, a fim de catequizar os locais.

Mazatlán

Chamada de “pérola do Pacífico”, Mazatlán é um destino com belas praias, sem o burburinho de outras regiões do México. O Parque Huana Coa, a 40 minutos da cidade, é dedicado a esportes de aventura, com trilhas que devem ser atravessadas por grandes tirolesas. Baleias, golfinhos e leões marinhos também são habitués da região e criam belos momentos de observação, além do aquário de Mazatlán ser considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

Cidade do México

Já que a capital federal é a rota de chegada da maioria dos voos saindo do Brasil, por que não ficar uns dias por lá? É a chance de conhecer o museu construído na antiga casa azul de Frida Kahlo e Diego Rivera, além de visitar as pirâmides de Teotihuacán, um cenário de tirar o fôlego que fica bem próximo da Cidade do México.

Oaxaca

As construções coloridas da cidade de Oaxaca, copõesm o cenário perfeito para apresentações típicas no meio da rua ou sessões de fogos de artifício na praça central. As festas populares, a gastronomia local e as ruínas remontam aos tempos pré-colombianos, quando os povos zapotecas habitavam o local, além do chocolate famoso fazem a alegria dos pais e filhos. As caveiras, fantasias e altares coloridos montados para a festa dos mortos, nos primeiros dias de novembro, também podem render uma boa viagem ao México em família.