Micos-leões são as novas atrações do Zoo Beto Carrero

A partir deste mês, os visitantes do Zoo Beto Carrero poderão conhecer duas espécies de primatas brasileiros ameaçadas de extinção: o mico-leão-dourado e o mico-leão-da-cara-dourada.

Localizado na Penha, litoral norte de Santa Catarina, o Beto Carrero World foi inaugurado em dezembro de 1991, e desde então vem sendo considerado um dos parques temáticos mais completos do mundo, com brinquedos, shows e zoológico.

O Zoo Beto Carrero possui mais de dois mil animais entre mamíferos, aves e répteis. Além dos tradicionais animais africanos, como girafas, leões e elefantes, podem ser avistadas algumas das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, como o tamanduá bandeira e a ararajuba.

Um dos ambientes recentemente restaurados e adaptados às necessidades dos seus habitantes é a Ilha dos Macacos, um arquipélago estruturado por 11 ilhas onde os primatas vivem confortavelmente sem grades. Nesse setor, há também o Centro de Primatologia, espaço de estudos que inclui até uma maternidade.

Justamente devido a essa estrutura, coordenada por biólogos e veterinários especialistas, que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) permitiu a ida de seis primatas ao zoológico, sendo dois exemplares do mico-leão-dourado e quatro micos-leões-da-cara-dourada. Para recebê-los, o Zoo Beto Carrero construiu um recinto especialmente destinado aos animais, procurando reproduzir seu habitat, com plantas, cachoeira, cipós, tocas e muita privacidade.

Os micos-leões são primatas de pequeno porte, alcançando peso máximo de 800g. Vivem em grupos familiares de até 15 indivíduos. Na natureza alimentam-se de insetos, frutos, raízes, caule e seiva das árvores. Já no Zoo Beto Carrero a dieta consiste em ração, frutas, carne, ovo, tubérculos e insetos, criados especialmente para eles.

 

Para mais informações, acesse o site do Beto Carrero World.

Telefone: (47) 3261-2222