Micro Bar é pequeno só no nome

Tudo bem, o espaço reduzido de uma loja de prédio comercial na Avenida Ataulfo de Paiva justifica o nome. Mas até pra isso o Micro Bar arrumou uma solução, espalhando mesas na calçada da famosa rua do Leblon. A verdade é que o simpático nome torna o bar ainda mais aconchegante, mas por ali as bebidas e comidas tornam a experiência muito mais superlativa que algo micro.

Aberto no segundo semestre de 2018, o Micro Bar já caiu no gosto dos moradores do bairro. Quem passa pela movimentada Ataulfo de Paixa pode até se distrair e não notar o bar. Mas quem se permite ser mais atencioso não resistirá a ver de perto o que o ambiente moderno, com decoração industrial, iluminação indireta pode revelar. É aí que começa a surpresa do Micro Bar.

micro-bar-rio

Primeiro é quase impossível imaginar que em um espaço tão pequeno caiba 12 torneiras de cerveja, um balcão de seis metros de onde se aprecia a arte que nos brinda com drinques pra lá de especiais. Ainda saem da cozinhas quitutes deliciosos dignos de fazer do Micro Bar também uma opção gastronômica descontraída e saborosas.

O local é um bar, então as bebidas são os grandes destaques. A começar pela decoração que privilegiou o balcão e destacou as garrafas em uma parede com iluminação especial. Elas são mesmo a grande estrela do Micro Bar. Tanto que sentar em um dos disputados bancos do balcão é não só poder ver de perto a arte da coquetelaria, quanto também estar ao lado dos ingredientes brasileiros, muitos artesanais e alguns inusitados, que serão usados nos drinques. A carta é montada por um italiano, Nicola Bara, mas um rápido olhar pelo enxuto e certeiro cardápio de opções deixa claro sua paixão pelos ingredientes brasileiros. Poucos minutos apreciando o próprio preparando os drinques e chegará a sua frente, seja nas mesas ou no balcão, uma experiência sensorial que vai desde a visão, com a apresentação das bebidas; passando pelo olfato que começa a revelar alguns dos ingredientes usados; até a explosão no paladar de sabores diferentes.

micro-bar

Para acompanhar tudo isso, esqueça aquela comida de boteco carioca que prima mais por entupir o frequentador do que oferecer sabor. Há sim clássicos, mas os destaques do menu criado pela chef Juliana Reis apresentam ingredientes típicos de bar em uma roupagem moderna. Para quem estiver com mais fome, a dica é optar por um dos três bowls, incluindo um bobô vegano feito de cogumelos com vegetais assados e farofinha de dendê. Entre as comidinhas, destaque para a deliciosa Robata de Camarão (espetinhos de camarões grelhados servidos com queijo coalho e melado picante) e as Barquinhas de Tapioca (com carne seca com catupiry e queijo coalho com geleia de abacaxi).

Carta de verão 2020

Fomos convidados a conhecer o Micro Bar por conta do lançamento da nova carta de drinks de verão. São nove receitas ideais para a temperatura mais alta, mesmo a noite, no Rio. Para quem gosta de espumante a dica é o refrescante Fitz (gin, suco de fruta do conde, chá de camomila, xarope de flor de sabugueiro, suco de limão siciliano e espumante). Uma opção mais cítrica é o Limoncello alla Genovese (limoncello caseiro, vermute bianco, blend de ervas aromáticas como manjericão e rúcula, suco de limão siciliano e manjericão roxo). Há a opção de se surpreender com o Meu Querido Cacau (rum Bacardi Carta Branca, mel de cacau e água de coco) ou experimentar algo mais forte como o My Dry (gin, vermute extra dry, bitter de laranja, pimenta cambuci, mel ácido, suco de laranja e tabasco).

Para ver mais dicas de onde comer e beber no Brasil e no mundo, siga nosso instagram @ondecomermv

Micro Bar

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1079 loja F – Leblon

Telefone: (21) 99435-0307

Horário de funcionamento: De terça a quinta (12h à 01h), sexta e sábado (12h às 02h) e domingo (12h à 00h)