Modelo de aeronave revolucionário é testado pela KLM

Sabe aquela brincadeira de que topamos viajar de avião de qualquer maneira, até mesmo na asa? Isso está mais próximo de ser verdade do que você imagina. Está sendo desenvolvido em parceria da KLM com a TU Delft, Universidade de Tecnologia de Delft, um modelo de aeronave revolucionário, onde a cabine de passageiros, compartimento de carga e tanques de combustível estão nas asas.

booking1

Lançado durante o encontro IATA 2019, o projeto Flying-V recebe este nome justamente pelo formato do modelo de aeronave revolucionário da KLM, em que a mesma se apresenta em formato de V. O objetivo é ter uma aeronave de longa-distância com grande eficiência energética. Cálculos de computador previram que a forma aerodinâmica aprimorada e o peso inferior da aeronave reduzirão o consumo de combustível em 20% em comparação com as aeronaves mais avançadas de hoje. Inclusive, a companhia aérea holandesa já avisou que o próximo passo será voar o Flying V com combustível sustentável.

“O design se encaixa em nossa iniciativa Fly Responsably, que representa tudo o que estamos fazendo e faremos para melhorar nossa sustentabilidade. Queremos um futuro sustentável para a aviação e a inovação faz parte disso. A KLM está entre as três companhias aéreas mais sustentáveis do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade por muitos anos. Queremos continuar a ter esse protagonismo no futuro”, explicou Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

A KLM apresentou  o modelo em escala pela primeira vez durante o 100º aniversário da companhia em outubro de 2019. Após testes em túnel de vento e em solo, o protótipo do modelo de aeronave revolucionário fez o primeiro voo teste em uma base aérea na Alemanha (confira o vídeo do teste abaixo).