Praça XV recebe monumento em homenagem à primeira fotografia da América do Sul

A Praça XV, pertencente ao Boulevard Olímpico, inaugurou essa semana o Monumento à Primeira Fotografia feita na América do Sul. Oferecido ao Rio pela Prefeitura de Paris, o monumento faz parte do programa de comemoração dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil.

Esta imagem do Paço Imperial, atribuída ao francês Louis Comte, é considerada como a primeira fotografia feita na América do Sul. A demonstração do novo invento – na época denominado daguerreotipia – foi feita no dia 17 de janeiro de 1840 e noticiada pelo Jornal do Commercio, então principal diário carioca, na sua edição vespertina. No dia 20 de janeiro, o invento foi apresentado ao jovem Imperador do Brasil D. Pedro II, que se tornou o primeiro fotógrafo brasileiro.

A principal imagem registrada durante sua passagem pela cidade do Rio é o Daguerreótipo do Paço Imperial, que será o Monumento à Primeira Fotografia da América do Sul. O monumento simbolizará então a primeira imagem de processo fotográfico produzida na América do Sul e uma das primeiras, em toda a história da fotografia, em que aparecem, com nitidez, pessoas e animais em um logradouro público.