Novo mural de Kobra foi feito nas pedreiras de Carrara

Os painéis de Eduardo Kobra têm ganhado cada vez mais visibilidade, levando o artista a vários destinos no mundo.Após uma viagem por vários países, o muralista brasileiro entregou recentemente o mural que fez em Carrara, na Itália. O mural de Kobra é inspirado na obra “Davi” de Michelangelo.

Kobra pintou o mural de 12 metros de altura por 20 metros de largura diretamente no mármore, no alto de uma das pedreiras de Carrara, na Itália. Foi nesse local que Michelangelo e tantos outros artistas italianos buscavam o mármore para suas obras. O mural, de nome ainda indefinido, é inspirado na obra “Davi”, de Michelangelo, exposta na Galleria dell’Accademia. Antes de pintar em Carrara, Kobra passou quatro dias em Florença, visitando galerias e museus, para se aprofundar nas obras de pintores e escultores italianos, especialmente Michelangelo.

Este é o primeiro trabalho do artista pintando diretamente no mármore e foi bem desafiador, já que o mármore reflete muita luz. Para viabilizar o trabalho, Eduardo Kobra conversou durante alguns meses com amigos que vivem na Itália, onde ele já fez dois outros murais – um em Roma (“Malala”) e outro em Ravenna (“Dante Alighieri”). De acordo com o artista o mural, por estar em uma cidade pequena, em uma pedreira, a mil metros de altitude, não será visto por milhares de pessoas, ao contrário do que acontece com a maioria das suas obras no mundo, geralmente feitas próximas a movimentados espaços urbanos. Mesmo assim ele revela que será possível fazer visitas guiadas à pedreira para conhecer o mural de perto.

A Itália é a quarta etapa da viagem de Kobra. De 16 a 23 de abril, ele esteve em Blantyre, em Malawi, África, onde pintou dois murais em um hospital infantil, a convite da cantora Madonna. Depois, de 24 de abril a 2 de maio, realizou em Murcia, na Espanha, o mural “Dali” (sobre o pintor Salvador Dalí), obra que já se tornou atração cultural e turística na cidade. De 3 a 7 de maio, Kobra foi para Dusseldorf, na Alemanha, onde fez uma breve exposição de cinco de suas telas inspiradas em mães de todo o mundo. Atualmente, Kobra já está em Lisboa, onde pintará até 29 de maio um mural, de 11,5 por 15 metros, cujo tema será o cacique Raoni (índio Caiapó). Em junho, Kobra retorna para o Brasil, para lançar seu livro – “Kobra” – que traz fotos e textos sobre seus principais murais no Brasil e no mundo, e para inaugurar o “Maior Mural do Mundo”, que fez no km 35 da rodovia Castelo Branco.