Eduardo Kobra inaugura mural na Índia

O artista brasileiro Eduardo Kobra entregou recentemente mais uma obra pelo mundo. O novo mural Eduardo Kobra foi feito na fachada da estação de trem Churchgate, uma das mais movimentadas da cidade de Mumbai. É a primeira vez que o artista entrega um trabalho na Índia.

Com 30 metros de altura por 14 metros de largura, o mural se insere no projeto “Olhares da Paz”, de Kobra, que já destacou nomes como Nelson Mandela, Martin Luther King, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon. “Gandhi – Todos Somos Iguais” foi realizada com a técnica anamórfica, em 3D. No mural, Gandhi aparece descendo de um trem, em uma releitura da foto icônica feita pelo indiano Kulwant Roy em 1940. Um detalhe na cena retratada é o número 3, para mostrar que Gandhi andava na terceira classe, como a maioria das pessoas na Índia.

Em agosto deste ano, Eduardo Kobra entregou na cidade de Bristol, na Inglaterra, o mural “Imagine”, inspirado em John Lennon. Antes, da Inglaterra, Kobra fez em Boulogne-sur-Mer, na França, dois murais que conversam entre si. Um dos painéis mostra Claude Monet pintando e segue a linguagem dos murais do artista brasileiro sobre personalidades que inspiraram a paz e a arte. O segundo mural traz a pintura “Mulher com Sombrinha” (1875), também conhecida como “Madame Monet e o filho”, de Monet, e reproduz “fielmente” a obra do grande impressionista. Juntos, os murais receberam o nome de “Família Monet”.  A primeira etapa da recente viagem de Kobra à Europa aconteceu de 9 a 15 de julho, em Sandefjord, na Noruega, onde pintou, a convite da Art for All in the World, um novo mural “Etnias – Todos Somos Um”, mesmo título da obra feita em 2016 no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, para destacar a importância do respeito à diversidade.